Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Portugal poderá não cumprir meta de renováveis

O alerta é da Associação de Energias Renováveis Portuguesas: dificilmente serão cumpridas as metas para 2020 no que diz respeito à produção portuguesa de energia de origem renovável.

Apesar dos dados do último ano serem animadores, Antônio Sá da Costa, presidente da associação, diz que os períodos de seca desequilibram a balança. 

"O último ano completo foi um ano úmido, choveu muito, e a percentagem de eletricidade de origem renovável chegou a 64% do consumo, o que é um valor muito bom. Mas como este ano está a ser um ano seco, os valores vão ser mais baixos", esclarece.

Relativamente às metas de Bruxelas, estipuladas no Tratado de Paris, Antônio Sá da Costa explica que a avaliação da Comissão Europeia tem por base os últimos 15 anos, e que apesar dos valores serem positivos a meta para 2020 será muito difícil de atingir.

"Estamos nos 54%, não é mau mas ainda estamos longe dos 70% que é a meta expectável para 2020. Com a reanimação da economia, também se aumentou o consumo, portanto a meta ficou um bocadinho mais distante, porque o crescimento desacelerou muito nos últimos três/quatro anos."

Assinala-se hoje o dia mundial da energia e por todo o país estão a decorrer inúmeras iniciativas que ensinam os portugueses a poupar energia elétrica. Para comemorar a data vai ser inaugurado um posto de carregamento de veículos elétricos, o que para o presidente da associação é uma ótima contribuição. "Eu ando com um veículo elétrico e do ponto de vista do utilizador é extremamente interessante. Hoje em dia gasto menos de 1/4 da energia. Carregando o meu carro à noite, com eletricidade equivalente a um litro de gasolina, eu consigo fazer 100 km's, portanto é uma coisa que é bastante positiva", exemplifica o Presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemPortugal poderá não cumprir meta de renováveis

Publicado no Verdesobrerodas



Por Rádio Comercial conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário