Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Ônibus com motor elétrico equipa frota de Santos

A frota de ônibus municipais de Santos passou a contar, a partir de ontem, com um veículo com tecnologia híbrida. Ele integra a linha 20, que roda no trajeto entre as praças Mauá, no Centro, e Independência, no Gonzaga.

O ônibus utiliza dois motores, um elétrico e outro movido à diesel. O primeiro é utilizado quando está em velocidade até 20 km/h, após isso, passa a entrar em funcionamento o outro motor.

A bateria do motor elétrico é recarregada durantes as frenagens. Trata-se do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (KERS, em inglês), similar aos utilizados, por exemplo, nos carros da Fórmula 1.

“Uma tecnologia que utiliza o motor elétrico compartilhado com o motor a diesel. Um híbrido. São pouquíssimos ônibus no Brasil. Na Baixada não há nenhum ônibus com essa tecnologia. É importante, pois acaba reduzindo no consumo de combustível. Tem a questão da sustentabilidade, a emissão de gases, isso acaba sendo importante do ponto de vista ambiental. E, obviamente, a gente conseguindo ampliar essa frota, tem o efeito na tarifa também. Todos esses insumos no transporte público são considerados no momento de considerar a tarifa”, analisou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

A expectativa é que haja uma economia de 35% no consumo de combustível.
Consequentemente, também haverá a redução da emissão de poluentes pelo veículo. Segundo o prefeito, o veículo passará por avaliação até o final do ano, mas a ideia inicial é ampliar o número de híbridos na frota da Cidade.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemÔnibus com motor elétrico equipa frota de Santos

Publicado no Verdesobrerodas



Por Diário do Litoral conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário