Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sábado, 20 de maio de 2017

Carro elétrico com alcance de 1000 km pode estar próximo

A autonomia continua a entravar uma maior adesão aos veículos elétricos. Mas o que aconteceria se um só carregamento se traduzisse em 1000 quilômetros de autonomia?

Parece uma ideia demasiado ambiciosa, distante da realidade, mas Marelke Wolter, responsável pelo projeto de Armazenamento de Energia Móvel da Fraunhofer-Gessellschaft, não está muito distante o surgimento de uma bateria capaz de assegurar uma autonomia de 1000 km com um único carregamento.
Recorde-se de que o mais recente lançamento da Tesla, o modelo S 100D, comporta um pacote de baterias com capacidade de 100 kW/h, oferecendo uma autonomia de 540km.

Está instalado no fundo do carro, é de grandes dimensões, com quase 5 metros de comprimento, 1.83 metros de largura e 10 centimetros de espessura, contendo mais de 8.000 células de iões de lítio. Numa comparação direta com o Tesla S 100D, Marelke Wolter revela que caso o projeto consiga “utilizar o mesmo espaço a mas melhorar a densidade da energia, será, finalmente, possível chegar aos 1000 kms”.

Wolter diz que será necessário refinar os materiais dentro da bateria para aumentar a capacidade de retenção de energia ou reformular todo o sistema. A este respeito fala de uma redução da quantidade de componentes associados ao funcionamento da bateria: “Há uma grande quantidade de componentes inativos no sistema e isso é um problema no nosso ponto de vista. É muito espaço desperdiçado”, refere.

No presente, o Tesla S P85D, irmão mais novo do S 100D, ainda apresenta dificuldade em cumprir a autonomia prevista num circuito de autoestrada de Lisboa ao Porto, por exemplo. Mas quem sabe o que o futuro nos reserva – e, aparentemente, um futuro muito mais próximo do que o que podemos pensar.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemCarro elétrico com alcance de 1000 km pode estar próximo

Publicado no Verdesobrerodas



Por Jornal de Notícias conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário