Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Volvo Trucks testa caminhão com motor elétrico

A Volvo Trucks apresentou pela primeira vez o Volvo Concept Truck em maio de 2016, tendo agora desenvolvido e melhorado o veículo ainda mais. Para além dos melhoramentos ao nível da aerodinâmica, da resistência ao rolamento e da redução de peso, a nova versão também dispõe de uma linha motriz híbrida – uma das primeiras do tipo para caminhões pesados em aplicações de longo curso.



“Esforçamo-nos para estar na linha da frente da eletromobilidade e para derrubar constantemente barreiras no que respeita à redução do consumo de combustível e das emissões”, diz Claes Nilsson, CEO da Volvo Trucks. “Nos próximos anos, com a sociedade a voltar-se cada vez mais para as energias renováveis, acreditamos fortemente que a eletromobilidade e a tecnologia híbrida terão cada vez mais importância. A linha motriz do nosso conceito de caminhões foi desenvolvida para melhorar a eficiência de transporte e, assim, ajudar a indústria a evoluir no sentido dos transportes sustentáveis. Com este conceito de caminhões, teremos acesso a valiosos conhecimentos e experiências que nos ajudarão a desenvolver a tecnologia ainda mais.”

A linha motriz híbrida funciona recuperando energia em descidas com uma inclinação superior a um por cento ou quando trava. A energia recuperada é armazenada nas baterias do veículo e utilizada para alimentar o caminhões em modo elétrico em pisos planos ou inclinações baixas. Uma versão melhorada do sistema de apoio ao motorista I-See da Volvo Trucks foi especificamente desenvolvida para a linha motriz híbrida, analisando a topografia à frente para calcular a escolha mais econômica e eficiente entre o motor diesel e o motor elétrico, bem como o tempo ideal para utilizar a energia recuperada.  

Nos transportes de longo curso, estima-se que a linha motriz híbrida permita desligar o motor de combustão até 30 por cento do tempo de condução. Isso poupará entre 5 e 10 por cento de combustível, dependendo do tipo de veículo ou da especificação, bem como do ciclo de condução. Também permite conduzir em modo completamente elétrico até 10 quilômetros, permitindo ao veículo ser conduzido com zero emissões e baixo nível de ruído.

“Atualmente, o transporte de longo curso representa uma parte significativa do consumo total de energia do setor dos transportes. Com a tecnologia híbrida, a potencial redução do consumo de combustível e das emissões é considerável e representa um passo importante no sentido dos nossos objetivos ambientais, bem como os da sociedade, para o futuro”, diz Lars Mårtensson, Diretor Ambiental e de Inovação, Volvo Trucks. Estima-se que a linha motriz híbrida permita desligar o motor de combustão até 30 por cento do tempo de condução. Isso poupará entre 5 e 10 por cento de combustível, dependendo do tipo de veículo e do ciclo de condução.

O Volvo Concept Truck também se baseia em muitas das conquistas do antecessor, nomeadamente aerodinâmica melhorada, resistência ao rolamento e menor peso do veículo. “Esta é uma plataforma para verificar várias novas tecnologias para aumentar a eficiência de transporte”, diz Åke Othzén, Gestor de Projetos Principal, Volvo Trucks. 


VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemVolvo Trucks testa caminhão com motor elétrico

Publicado no Verdesobrerodas



Por EXAME conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário