Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos se somadas as mídias sociais, * mais de MEIO MILHÃO de acessos somente no VSR, * lido por mais de DEZ países, * mais de SETE MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Serviço de transporte em carro elétrico é sucesso em Lisboa

Os carros elétricos são, facilmente, encontrados em serviços de transportes urbano, a exemplo do Uber, em várias cidades da América do Norte e Europa.
 
No entanto, o VerdeSobreRodas foi surpreendido ao constatar que em Lisboa, Portugal- onde a participação dos carros elétricos nas ruas ainda está abaixo da média de outros países europeus, a exemplo da França, Holanda e Noruega- há significativo número de carros elétricos prestando serviços Uber. O Blog VSR sabia que modelos elétricos equipam a frota da Uber em Lisboa, mas não imaginava que fosse expressiva.
Nos últimos dias o Blog VSR recorreu aos serviços, tendo em todas as ocasiões, sido atendido por um veículo elétrico Leaf. Naturalmente, indagamos os motoristas sobre as razões que os levaram a optar pelo veículo elétrico puro.

O motorista Ulysses, por exemplo, revelou três motivos básicos que o levou a adquirir um Leaf: 1.“contribuir para o ambiente”- já que o carro elétrico não tem emissões pelo uso; 2. menor custo de utilização– uma vez que o valor da eletricidade é muito menor do que o da gasolina ou diesel (em Portugal, atualmente, não há cobrança nos carregamento dos VEs); 3. incentivos financeiro para compra de um veículo elétrico novo- em Portugal um Leaf depois dos benefícios fica em torno de 22 mil Euros.

O motorista, Nuno, revelou-se motivado em trabalhar com um veículo elétrico. Segundo ele, o elétrico Leaf é silêncio e suave de guiar. Ele disse que costuma recarregar o carro, em média, duas vezes ao dia, levando em torno de 60 a 90 minutos em carregadores rápidos.

O motorista Joaquim acrescentou que os clientes ficam curiosos e dizem gostar da experiência de andar em um carro elétrico. “Eles fazem muita pergunta sobre como é ter um carro elétrico. Querem saber se é fácil e rápido recarrega-lo, se fica mais barato do que um modelo a combustão interna, qual o consumo, autonomia do carro entre outras curiosidades”, concluiu Joaquim. 

O Marcos tem preferência por guiar em módulo ecológico, pois assim economiza carga da bateria. Revelou, também, outras ventagens do carro elétrico, como a possibilidade de recuperar energia nas frenagens e, eventualmente, em descidas acentuadas.

A participação de mercado dos veículos elétricos, em Portugal, deverá continuar aumentando, devido a pelo menos três fatores: chegada da Tesla com o Model 3, provavelmente, no segundo semestre deste ano; crescimento da venda de elétricos – em 2016 as vendas de plug-in cresceram 112% no país e os incentivos para compra de carros elétricos em Portugal. 
    
Fica o desafio de ampliar a rede de carregamento em Lisboa. Os motoristas dos carros elétricos de transporte público estão buscando alternativas para conseguir carregar os carros sem desperdiçar tempo precioso de trabalho. Uma alternativa encontrada pelos usuários foi a criação de um grupo no WhatsApp de forma que eles possam se comunicar e saber os locais onde haja estação livre ou menos sobrecarregada. Para piorar, infelizmente, pode-se encontrar estações danificadas na cidade, reduzindo ainda mais as opções dos usuários.

Vale lembrar que além do crescimento natural das vendas de carros elétricos em Portugal, os tuk-tuks em circulação em Lisboa, em breve, terão de ser elétricos, exigindo assim mais atenção com a disponibilidade de infraestrutura de carregamento.

Finalmente, não dá para deixar de enfatizar os eficientes serviços prestados pelos motoristas de carros elétricos da Uber. São condutores educados, atenciosos, conhecedores dos benefícios da mobilidade elétrica e sempre dispostos a servir bem o usuário. Parabéns e que continuem assim.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Serviço de transporte em carro elétrico é sucesso em Lisboa
Publicado no Verdesobrerodas



Por VerdeSobreRodas conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário