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sábado, 18 de março de 2017

Renault duplicou autonomia do Zoe para 400 km

Numa altura em que a autonomia (ainda) continua a ser um entrave aos modelos elétricos, irá a marca francesa avançar com o Renault Zoe RS? Acreditamos que é só uma questão de tempo. A notícia não é de agora. Há sensivelmente um ano, Patrice Ratti confirmou que a Renault Sport estaria a equacionar um Renault Zoe RS. Um projeto ambicioso que deu origem a um protótipo que chegou mesmo a ser testado em condições reais.

Já nessa altura, o responsável pelo departamento de competição e performance da marca francesa admitia que o principal entrave seria a capacidade das baterias e, por consequência, a autonomia total do modelo. Desde então, a Renault conseguiu duplicar a capacidade da bateria do Zoe para os 41 kWh, o que permite anunciar uma autonomia de 400 km (ciclo NEDC) para o utilitário.

Em Genebra, a Renault apresentou o novo Zoe e-Sport, um protótipo que não só assume uma postura mais desportiva e musculada como recorre a dois motores elétricos da Formula E para uma potência total de 462 cv e 640 Nm. Estamos a falar de um pequeno míssil elétrico capaz de acelerar dos 0-100 km/h em 3.2 segundos. Nada mau…
Afinal, é para produzir? 

Para já, a resposta continua a ser não. Embora seja completamente funcional, o protótipo que a Renault apresentou em Genebra está equipado com o mesmo pack de baterias do Zoe Z.E. 40. Com toda esta potência é impossível alcançar uma autonomia satisfatória. 
 
Durante a apresentação do Zoe e-Sport no certame helvético, a Renault garantiu que o utilitário vai apenas aparecer em alguns eventos durante a temporada do campeonato de Fórmula E, descartando (para já) avançar para a fase de produção.

Uma coisa é certa. Olhando aos recursos que a Renault Sport tem colocado à disposição do seu programa de elétricos, é só uma questão de tempo até surgir o primeiro hot-hatch francês 100% elétrico. Talvez já não seja a tempo desta geração do Zoe, mas os dados já estão lançados. Quem não perdeu tempo foi o designer húngaro X-Tomi, que imaginou a versão de produção deste hot-hatch 100% elétrico, o Renault Zoe RS. E não é que resulta bem?

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Publicado no Verdesobrerodas



Por Razão Automóvel conteúdo

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