Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sábado, 18 de março de 2017

Noruega poderá ter frota 100% de veículos elétricos em 2025

Com mais de 100 mil unidades, os noruegueses têm a maior taxa per capita de automóveis movidos a eletricidade. E já falam em eletrificar toda sua frota até 2025 uma meta ousada para um superprodutor de petróleo. Em 2007 estavam registrados na Noruega meros 321 veículos movidos a eletricidade. No fim de 2016, havia mais de 100 mil deles nas estradas dessa nação escandinava de 5,2 milhões de habitantes. Nenhum outro país chega sequer perto dessa proporção de carros elétricos per capita.

"Acho que, dez anos atrás, a situação de hoje seria considerada ficção científica", comenta Erik Figenbaum, um dos engenheiros-chefes de pesquisa do Instituto de Economia do Transporte em Oslo. "Quando falamos com pesquisadores e políticos de outros países, eles não conseguem acreditar no que está acontecendo na Noruega. Tem havido um tremendo desenvolvimento."

Do ponto de vista dos proprietários, o sucesso se deve a dois fatores: automóveis elétricos são baratos e convenientes. "Você paga impostos muito mais baixos, por isso é mais em conta do que um carro a diesel ou gasolina. E se pode ir pela faixa dos ônibus até a cidade, então é bem rápido para chegar ao trabalho", comenta Inger Sethov, enquanto limpa a neve de seu Volkswagen e-UP!, já se preparando para passar ao largo das longas filas de engarrafamento no caminho do trabalho, em Oslo.

Graças a um incentivo do governo, ela não pagou o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) para seu veículo, o que já abateu respeitáveis 25% do preço de compra. Além disso, pode estacionar e abastecer de graça no centro, tem uso livre das barcas e acesso às faixas de ônibus. "Não há como ficar na dúvida", resume.

O mercado de carros elétricos da Noruega dobrou a cada ano desde 2011. Hoje quase 40% dos automóveis vendidos são movidos a eletricidade, e a marca dos 50% já está à vista. Mais de 2 milhões de veículos a combustível fóssil ainda circulam pelo país, porém, inspirados pelo sucesso que os cortes de impostos proporcionaram aos elétricos, certos políticos querem banir a gasolina e o diesel até 2025.

Não se trata apenas de uma fantasia otimista do Partido Verde: há tempos é grande o consenso político no sentido de eletrificar toda a frota automobilística norueguesa. Além disso, conta-se com maioria parlamentar para taxar ainda mais os veículos a combustível, segundo o princípio "quem polui, paga".

O crescimento dos automóveis elétricos na Noruega tem superado todas as expectativas. Políticos e fabricantes de carros estrangeiros visitam o país para ver de perto como funciona um mercado de massa de carros elétricos.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemNoruega poderá ter frota 100% de veículos elétricos em 2025

Publicado no Verdesobrerodas



Por O POVO conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário