Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Portugal desenvolve minibus elétrico e autônomo

O Instituto Pedro Nunes e a TULAauto desenvolveram um veículo elétrico para transporte de pessoas completamente autônomo. Batizado como MOVE, tem uma capacidade máxima de 24 passageiros e é fruto de década e meia de desenvolvimento por parte de especialistas portugueses, que conseguiram atingir o mais elevado nível de autonomia possível (cinco) em termos de navegação e carregamento.

Nas zonas urbanas, o MOVE pretende melhorar a mobilidade das populações, servindo de complemento ao serviço de transportes públicos convencionais, designadamente em zonas de baixa procura. O MOVE pode igualmente ser utilizado em hospitais, complexos hoteleiros e turísticos, aglomerados industriais, parques de diversão, entre outros.
 
A operação do MOVE é assegurada por um sistema de gestão e monitorização para veículos autônomos, que apresenta informação sobe a posição, a velocidade e distância percorrida de cada veículo em tempo real, permitindo, por exemplo, definir intervenções preventivas das componentes Mecânicas, informações sobre ciclos de carga e descarga das baterias, entre outros.

Atualmente, encontram-se em operação três veículos MOVE, dois em Portugal no Hospital Rovisco Pais e um outro na Suíça, no Hotel DeltaPark. O sistema é propriedade da TULAauto, que continua a desenvolver a tecnologia com o Instituto Pedro Nunes e o departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade de Coimbra, com o objetivo de criar todo um sistema de transporte que inclua vários veículos em rede a comunicar entre si.

O MOVE vai estar em demonstração em Viseu, no próximo dia 8 de Fevereiro, no âmbito da Conferência “Mobilidade-Planear, Financiar, Contratualizar”, estando previsto que percorra as ruas daquela cidade, numa ação que promete ficar na memória.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemPortugal desenvolve minibus elétrico e autônomo

Publicado no Verdesobrerodas



Por  Transportes em Revista conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário