Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Porto comprará quase 300 ônibus amigo do ambiente

O presidente da STCP afirmou, esta segunda-feira, ter a expectativa de que o primeiro ônibus elétrico, dos 15 que a empresa prevê adquirir no âmbito da renovação da sua frota, esteja a circular nas ruas ainda este ano.

"Há uma secreta esperança de que o primeiro [dos 15 novos ônibus elétricos a adquirir] possa chegar ainda este ano, mas vamos ver como é que os prazos [do concurso a lançar] correm", disse Jorge Delgado, adiantando que "se não for em dezembro de 2017 por certo logo no início de 2018".

Segundo o presidente do conselho de administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), em março será lançado o concurso para aquisição de 282 novos ônibus movidos a gás natural e de 15 veículos elétricos.

Falando na cerimônia de apresentação do ônibus elétrico produzido pela Salvador Caetano e.BUS, que se encontra em testes, até meados de março, em duas linhas que servem os centros históricos do Porto e de Gaia, Jorge Delgado destacou que, "depois de algumas dificuldades impostas pela conjuntura nacional e pelas opções políticas passadas, está de volta a qualidade e fiabilidade do serviço que presta" a STCP.
   
Considerando que atualmente os cidadãos "não pedem apenas ser transportados entre dois pontos geográficos", e por isso mesmo a STCP apostou na rede Wifi e "tecnologias de informação utilizadas ao serviço dos clientes", Jorge Delgado sublinhou que, em 2019, "quando terminar a primeira fase do processo de renovação da frota, para além da percentagem de veículos movidos a combustíveis tradicionais ser inferior a 10%, a frota elétrica será a mais expressiva no país". Contribuirá, assim, "de forma inequívoca para a prossecução dos objetivos ambientais assumidos no âmbito da Cimeira de Paris", sustentou.

Sobre o veículo e.BUS que esta manhã foi apresentado, o responsável referiu que os testes em curso "servem para confrontar em operação real as características destes ônibus e perceber que condições" deve a STCP "colocar no caderno de encargos para aquisição de 15 ônibus elétricos".

No seu discurso, Jorge Delgado tinha já dito que os testes vão permitir à STCP "adquirir dados fundamentais para a definição de critérios de consulta ao mercado que potenciarão o investimento de renovação da frota".

O e.BUS, que atinge uma velocidade máxima de 70 quilômetros por hora, tem autonomia para 80 quilômetros e é carregado em 30 minutos. O veículo dispõe de 35 lugares sentados e pesa 19 toneladas.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemPorto comprará quase 300 ônibus amigo do ambiente

Publicado no Verdesobrerodas



Por Jornal de Notícias conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário