Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Garagem solar para carro elétrico

Os veículos elétricos são hoje um sonho que conseguiremos num futuro próximo concretizar. 2017 será o ano em que o mercado verá estes carros nas estradas e a preços possíveis de pagar. Mas um sonho ainda maior é podermos produzir a nossa energia elétrica verde e não depender de ninguém… apenas do sol. Com estes dois focos bem presentes no horizonte, uma empresa suíça desenvolveu uma garagem solar auto-suficiente para alimentar e dar vida ao seu futuro carro elétrico.


Os sonhos de muitos de nós são desafios para a empresa suíça Protoscar, que desenvolveu o projeto SUN2WHEEL, uma garagem muito especial. Esta garagem foi projetada para acomodar 3 carros elétricos num espaço com 60 m² cobertos por painéis fotovoltaicos no telhado e baterias de armazenamento orientadas para armazenar a energia solar e alimentar as baterias dos veículos.

Os responsáveis admitem que o investimento inicial é alto, mas, dependendo do local de instalação, pode ser amortizado em 10 anos, um período que parece aceitável, dada a vida útil de um carro elétrico.

Para conseguir um fornecimento de energia renovável e independente aos carros, o SUN2WHEEL combina-se perfeitamente com os fundamentais elementos deste conceito: a produção fotovoltaica, baterias de armazenamento, os reguladores, carregadores carros elétricos bidirecionais e armazenamento para fornecimento ou revenda de eletricidade excedente, gerada continuamente.

Como podemos ver na tabela em baixo, tudo é pensado para aproveitar a tecnologia que hoje já está ao dispor do consumidor comum:
Com a promessa de massificação dos veículos elétricos e com os governantes a estipularem já datas para o fim da circulação e produção de carros alimentados a combustíveis fósseis, a empresa tem já o primeiro protótipo instalado em Rovio, Suíça. Este edifício e a tecnologia envolvente está desde o outono passado a produzir energia e a alimentar os respectivos veículos.
O edifício é constituído por uma base de betão e a fachada é de madeira. O telhado de 60 m2 oferece espaço para painéis fotovoltaicos e produz mais de 7.000 kWh por ano, o suficiente para 40.000 km. Há duas outras instalações em construção em Luzern e Stuttgart. 

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemGaragem solar para carro elétrico

Publicado no Verdesobrerodas



Por Pplware conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário