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segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

VE deve reduzir consumo entre 1 e 2 milhões de barris de petróleo por dia

O boom de veículos elétricos (VEs) liderados por empresas como a Tesla Motors poderá reduzir a demanda global por gasolina em 2035, em torno de 10%, de acordo com a consultoria Wood Mackenzie.

Enquanto os carros e caminhões movidos a bateria representam atualmente menos de 1% do total de vendas de veículos, eles devem decolar depois de 2025, enquanto os governos se movem para combater a poluição.
Até 2035, os EVs podem reduzir entre 1 e 2 milhões de barris de petróleo por dia - na faixa de corte de produção que a OPEP e seus aliados acordaram na semana passada para terminar com um superávit bruto de três anos.

"Tudo o que reduz a demanda por transporte tem um impacto no mercado de petróleo", disse Alan Gelder, vice-presidente da Wood Mackenzie, em entrevista concedida em Londres.  A visão de Wood Mackenzie ecoa a Agência Internacional de Energia, que no mês passado previu que a demanda global de gasolina atingiu o pico e deve cair em função de carros mais eficientes e disseminação de EVs.

A agência espera que a demanda total de petróleo continue crescendo por décadas, impulsionada pelas indústrias de transporte, caminhões, aviação e petroquímica. Isso foi mais conservador do que a previsão da Bloomberg New Energy Finance de reduzir cerca de 8 milhões de barris por dia de demanda em 2035.
Os carros elétricos estão diminuindo cerca de 50.000 barris por dia de demanda agora, Wood Mackenzie disse. A regulação e subsídios governamentais por si só não será suficiente para provocar um boom em EVs, Gelder disse. "Se houver uma revolução tecnológica e a tecnologia de bateria fica mais barata os VEs não precisarão mais de subsídio. Se os consumidores gostam de algo, ele vai mudar muito mais rápido ", acrescentou.

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Publicado no Verdesobrerodas



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