Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sábado, 31 de dezembro de 2016

Ônibus eletrificado deixou de emitir 30 toneladas de CO2 em Curitiba

O prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), anunciou nesta sexta-feira que irá à posse, no próximo domingo (01) em um ônibus da cor verde, junto com uma foto do veículo. A informação foi divulgada em sua página no Facebook. "Vamos à posse - meus secretários, Margarita e eu, de ônibus Volvo ElectriCity padrão Euro6. Para simbolizar nosso olhar para o futuro da cidade ecológica. Nosso compromisso com novas energias", explicou Greca.
"O busão foi plotado em cor verde esperança - broto de folha nova. Vamos retomar a renovação da frota. Basta de poluição!", afirmou o prefeito eleito. Segundo ele, em Gotemburgo, na Suécia, os veículos elétricos da Volvo estão em operação há um ano. E em um ano de operação, o elétrico híbrido deixou de emitir 30 toneladas de dióxido de carbono quando comparado ao onibus movido só a diesel.

De acordo com Greca, o elétrico híbrido permite a recarga da bateria do motor elétrico nos pontos finais de embarque e desembarque de passageiros. O tempo de recarga total é de, no máximo, 6 minutos.

A bateria também é recarregada com a energia gerada pelas frenagens. A vantagem é sua maior autonomia no modo 100% elétrico e a consequente redução de consumo de combustível e de emissão de poluentes. Sua tecnologia permite uma autonomia de até 70% do tempo de operação no modo elétrico.

Outro diferencial do veículo é a flexibilidade de operação, podendo operar em modo 100% elétrico em áreas definidas e em modo híbrido em qualquer parte do percurso. "A fábrica Volvo da CIC emprega 4200 funcionários e é um ativo econômico valioso para Curitiba", disse Greca.

Greca será empossado como Prefeito de Curitiba no domingo, dia 1º. de janeiro, às 16h00 na Câmara Municipal de Curitiba e às 18h00 no Memorial de Curitiba, aberta ao público da cidade. O local é praça coberta do Rio Iguaçu, diante do painel produzido pelo artista Sérgio Ferro, que retrata a história, as lutas, as dores e a vitória do povo.

Sob o acompanhamento do Coral da Catedral, será concedida uma benção ecumênica de líderes religiosos na Capela dos Fundadores, diante do altar da 1ª. Igreja de Curitiba, no qual foi celebrada a missa por João Paulo II durante sua visita a Curitiba em 1980. Na sequencia a Banda Lyra apresentará o Hino de Curitiba e haverá uma apresentação dos integrantes da escola de samba Mocidade Azul, todos voluntários. Ao final será oferecido um brinde com Gengibirra, a "champagne" dos curitibanos.

“Será uma cerimônia simples, mas com um amor desmedido, com sentimento cívico que moverá a minha nova gestão. Não gastaremos nada. Cadeiras de acrílico, mesa sem flores, apenas toalha bordada com a bandeira e o primeiro escudo, escolhido por Romário Martins, na qual consta a inscrição Semper ad Excelsa – Curitiba cada vez mais para o alto. Esse é o nosso propósito”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Greca entrará na segunda-feira, dia 2 de janeiro, as 8h00 no Palácio 29 de Março para dar início à sua gestão pelos próximos quatro anos.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Ônibus eletrificado deixou de emitir 30 toneladas de CO2 em Curitiba
Publicado no Verdesobrerodas



Por Expresso conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário