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quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Faraday Future apresentou o conceito elétrico FFZERO1

A Faraday Future tem sido apelidada de ‘rival da Tesla‘ e se neste ano de 2016 apresentou o FFZERO1, um conceito para um carro elétrico, a empresa promete apresentar o seu primeiro veículo de produção nos primeiros dias de 2017.

O local escolhido será, novamente, o Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas, e a empresa norte-americana, com investimento chinês, tem aproveitado as redes sociais para lançar vários teasers sobre o seu futuro carro que, diz a Faraday Future, será o seu primeiro veículo de produção.

Destes pequenos teasers podemos perceber que a Faraday Future promete um carro rápido e autônomo, possivelmente sem qualquer tipo de volante. Porquê? Porque a empresa dá a entender que este carro será mais rápido do que um Ferrari 488 GTB, um Bentley Bentayga e um Tesla Model X e diz que “todos os lugares são lugares de passageiro”. Um dos primeiros teasers mostra o veículo da Faraday Future a colocar-se em posição para uma corrida contra estes três veículos.

Em termos de comparação, o Bentley Bentayga faz dos zero aos cem quilômetros por hora em cerca de quatro segundos, o Ferrari 488 GTB em três segundos e o Tesla Model X em 3,17 segundos (na versão P90D). Será de esperar que o carro da Faraday Future seja o mais rápido dos quatro carros apresentados no vídeo; não faria sentido a empresa colocar-se em posição de comparação para perder. Enquanto não for apresentado, ou não sair o resto do vídeo, a dúvida fica no ar.

O mais recente teaser mostra uma imagem que, simplesmente, diz “Call, shotgun”, referindo-se à típica expressão para dizer “quem vai no lugar da frente, sou eu”. A acompanhar a imagem, a empresa pergunta “O que é ‘shotgun’ quando todos os lugares são lugares de passageiro?”. É fácil pensar que o primeiro veículo de produção da Faraday Future será autônomo e, como já foi referido, possivelmente sem volante.

O fato de o carro ser autônomo não é, de modo algum, de estranhar. A sua grande rival, a Tesla, já coloca de origem o software de condução semiautônoma, ou Autopilot, nos seus carros; todas as grandes marcas de carros (e não só) estão a trabalhar em algum tipo de software de condução autônoma.

As células de bateria presentes na VPA permitem à empresa armazenar mais energia em blocos compactos, colocados em linha. Ao adicionar ou remover uma destas linhas de bateria, a empresa pode ajustar o tamanho do veículo, o seu peso e o seu formato, por exemplo.

Para além disso, a Faraday Future também aliou-se a uma equipa da Fórmula E, um campeonato de carros elétricos, que conta com o piloto português Antônio Félix da Costa. A equipe em questão é a Faraday Future Dragon Racing e a empresa norte-americana funciona como patrocinador e como “parceiro técnico central” da equipe. Os pilotos são Loic Duval, que já venceu as 24 horas de Le Mans, e Jerome D’Ambrosio, que já participou na Fórmula 1.
  
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Publicado no Verdesobrerodas



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