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domingo, 13 de novembro de 2016

Vendas de veículos elétricos e híbridos devem duplicar em Portugal

Portugal era, em 2014, o quarto país europeu com carros mais velhos em circulação, de acordo com as estatísticas disponíveis para 18 países. Mas a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) diz que a antiguidade dos veículos nacionais voltou a aumentar em 2015, com o segmento dos ligeiros de passageiros a atingir a idade média de 12,4 anos.

Em 2016 esta realidade vai mudar, porque a idade do parque automóvel português deverá diminuir. De janeiro a outubro já foram vendidos mais de 200 mil novos veículos ligeiros (onde se incluem os ligeiros de passageiros e os comerciais), um nível de vendas que já não era registrado desde 2010.
No entanto, a maior mudança notou-se nos 3.567 veículos “verdes”, híbridos e elétricos, vendidos de janeiro a setembro, que correspondem a 1,9% do mercado total — uma percentagem que nunca tinha sido atingida.

Fonte da Renault Portugal admite que, “se for mantido este nível de vendas até ao fim do ano, as vendas totais de veículos híbridos e elétricos em 2016 podem duplicar face às vendas de 2015”.

Esta recuperação do mercado automóvel não quer dizer que os danos da crise foram corrigidos. Aliás, o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, considera que no Orçamento do Estado para 2017 “não foi consagrada qualquer medida específica que permitisse reduzir a antiguidade do parque automóvel nacional, cuja idade média aumentou bastante nos anos da crise, em particular em 2012, quando as vendas caíram cerca de 40% e o mercado português regrediu para níveis de 1985”.



No Ministério do Ambiente, o entendimento é diferente. Fonte oficial deste ministério referiu ao Expresso que “o Orçamento do Estado para 2017 prevê a atribuição de 2250 euros por veículo elétrico adquirido, até um máximo de mil veículos apoiados”. E explica que “este incentivo aos veículos 100% elétricos será atribuído após apresentação da respectiva fatura de aquisição do veículo”.


Além disso, o Orçamento consagra “um incentivo ao veículo híbrido plug-in, de natureza fiscal, que consiste na redução da receita fiscal prevista para o Imposto sobre Veículos” (ISV) de 562,5 euros por cada veículo novo. “Ambos pretendem acelerar a adoção de tecnologias mais limpas e amigas do ambiente”, refere a fonte do Ministério do Ambiente.

Apesar do crescimento das vendas nacionais de automóveis ter abrandado em outubro, o total das vendas de janeiro a outubro atingiu 201.025 veículos ligeiros, mais 14,2% do que em igual período de 2015, muito longe dos níveis do ano 2000, quando foram vendidos em Portugal 410.530 veículos ligeiros.

Os elétricos mais vendidos
1. O Nissan Leaf vendeu de janeiro a setembro 240 unidades, praticamente o mesmo que os seus dois concorrentes juntos. Desde 2010, este modelo vendeu em Portugal 671 unidades.


2. Desde 2010 foram vendidos na Renault 328 unidades do Zoe, que liderou as vendas em 2015, com 153 unidades, mas foi ultrapassado de janeiro a setembro pelo seu concorrente elétrico da BMW.


3. O BMW i3 só começou a ser vendido em 2013, com seis unidades, passando para as 59 unidades em 2014 e em 2015 atingiu 128, mas até setembro de 2016 já vai em segundo. No total, vendeu 320 unidades.


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Publicado no Verdesobrerodas

Por Expresso conteúdo

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