Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Fernando de Noronha prioriza veículos elétricos

Transformar a Ilha de Fernando de Noronha em modelo de gestão sustentável com baixa emissão de carbono. Esse é o objetivo da parceria entre o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. O acordo visa ainda desenvolver ações de cooperação técnica e prospecção de negócios disruptivos que estejam alinhados aos objetivos globais de combate às mudanças climáticas.

“Estamos formulando arranjos inovadores que possam servir de modelo de desenvolvimento sustentável para Noronha, um território que requer rigorosa proteção ambiental, mas que possam ser replicados em outros lugares e em grande escala”, destaca Sérgio Xavier, secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A parceria busca promover ações de cooperação internacional para atrair as melhores práticas, negócios e tecnologias sustentáveis para Pernambuco e, em especial, para a Ilha de Fernando de Noronha, transformando o local no primeiro território de carbono neutro do Brasil. A ideia é prospectar empresas para desenvolverem produtos e serviços inovadores alinhados com a economia de baixo carbono para os eixos de mobilidade, energia, resíduos, água, gestão sistêmica, educação, solo e urbanismo.

Na primeira etapa da parceria, o consulado coordenou uma visita para a Califórnia, em março deste ano, para que o secretário Sérgio Xavier e outros representantes de Pernambuco visitassem empresas e órgãos públicos americanos com o objetivo de conhecer as experiências sustentáveis desenvolvidas na Califórnia.“Na viagem, foi possível estabelecer a integração entre empreendedores americanos e pernambucanos. Esses tipos de intercâmbio são essenciais para encontrar soluções criativas para o problema global que é a Mudança Climática”, afirma a cônsul dos EUA de Política e Economia no Recife, Paloma Gonzalez.

Esta semana, o representante da Comissão de Energia da Califórnia,  Andrew McAllister, esteve no Recife para participar de diversos encontros e promover diálogos sobre a evolução da tecnologia, financiamento e políticas de energia limpa. A visita faz parte da iniciativa Climate Partners (Parceiros do Clima – climate.america.gov) do Departamento de Estado dos EUA. “A colaboração de especialistas como o Andrew é fundamental para o desenvolvimento dos modelos de parceria que serão implementados”, destaca Xavier.

Como parte desta iniciativa, o consulado trouxe em 2016 outros três especialistas para o Nordeste. Para Gonzalez, “o Nordeste é líder em energia eólica e solar no Brasil e temos muito o que aprender dessa experiência”.

De acordo com Sérgio Xavier, a expectativa agora é de formalizar as parcerias entre as empresas que já foram visitadas, buscando incentivar investimentos que não dependam do Estado. “Antes de estabelecer quais ações serão realizadas, faremos reuniões com diversos setores representantes da população de Noronha para um debate colaborativo de ideias”, finaliza.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Fernando de Noronha prioriza veículos elétricos

Publicado no Verdesobrerodas

Por Pernambuco conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário