Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Evento em Portugal debate o futuro da mobilidade elétrica

Debater “Os desafios da mobilidade elétrica” e antecipar o futuro do veículo elétrico em Portugal é o objetivo da CERTIEL – Associação Certificadora de Instalações Elétricas, que vai reunir técnicos instaladores, projetistas, produtores, supervisores, especialistas e utilizadores de veículos elétricos numa conferência.

“Enquanto elo de ligação entre projetistas das instalações elétricas, executantes e utilizadores de veículos elétricos, a CERTIEL pretende contribuir para dar resposta às mais variadas questões associadas à mobilidade elétrica”, refere Maria João Almeida, diretora-geral da Associação, que organiza a conferência que decorre no próximo dia 25 de novembro, a partir das 09h00, no VIP Grand Lisboa Hotel.

O evento tem como objetivo ajudar a compreender os novos paradigmas associados à mobilidade elétrica e encontrar respostas face a esses novos desafios, de forma a contribuir para a criação de condições que permitam potenciar a utilização dos veículos elétricos em Portugal num futuro próximo. “Na maioria das vezes a autonomia dos veículos elétricos é apontada como o principal entrave à aceitação por parte dos utilizadores. No entanto, há outros fatores a ter em conta e que têm de ser debatidos, estes relacionados com questões operacionais de instalação e tecnológicas, como é o caso dos pontos de carregamento e as condições de segurança da sua utilização, mas que também dizem respeito à legislação vigente”, alerta a responsável.

Maria João Almeida considera que “o potencial de crescimento do número de veículos elétricos poderá ser significativo a médio prazo mas é importante que a informação correta e o esclarecimento de todas as questões chegue aos potenciais utilizadores. A ser assim, será expectável que nos próximos anos se assista em Portugal a uma maior procura destes veículos”. A responsável recorda que “os construtores estão a preparar a transição dos veículos movidos a combustíveis fósseis para os veículos elétricos, em parte por influência dos governos, uma vez que eles próprios estão a apostar na renovação de frotas de transportes públicos com veículos mais amigos do ambiente”.

Contudo, Maria João Almeida alerta que “o caminho a percorrer é longo e há que ter em conta que esta mudança implica também alterações de base, a montante do processo relacionado com a utilização destes veículos, nomeadamente na concessão e otimização de pontos de carregamento, não só em locais públicos, mas também em contexto privado”.

A conferência “Os desafios da mobilidade elétrica” tem início com a intervenção do diretor geral da Energia e Geologia, Carlos Almeida, seguindo-se a análise sobre o regulamento da mobilidade elétrica. Fátima Madureira, diretora Municipal de Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal de Lisboa, irá abordar a estratégia da autarquia no que respeita à mobilidade elétrica e as questões relacionadas com a criação de infraestruturas e interação do veículo elétrico com a cidade e com os munícipes.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Evento em Portugal debate o futuro da mobilidade elétrica

Publicado no Verdesobrerodas

Por Pós-Venda conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário