Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Cidade do México decide continuar investindo em trólebus

Um grupo de parlamentares mexicanos na Assembleia Legislativa do Distrito Federal rejeitou a proposta do governo para substituir trólebus por ônibus elétricos a baterias.
Durante a Conferência Técnica de Sustentabilidade no Transporte, um dos líderes do grupo, deputado Felipe Félix de la Cruz Ménez, disse que o transporte elétrico tem sido desgastado e recebe poucos investimentos. Isso tem feito com que a poluição na Cidade do México aumente a taxas acima da média nacional.

O parlamentar também disse à imprensa local que estrategicamente, a partir de 2008, o sistema de trólebus foi abandonado operacionalmente e sucateado já pensando em privatização. Ele inclusive cita as diferenças de investimentos com outros serviços. Em 2015, por exemplo, enquanto toda a rede de trólebus recebeu US$ 233 mil, apenas a linha 6 do Metrobus contou com US$ 204 mil.

O presidente da associação de trabalhadores, Benedito Bahena, trouxe um estudo no evento que mostra que o transporte limpo por trólebus sairia mais barato do que substituir os veículos pelos ônibus elétricos à bateria. A lógica seria aproveitar uma estrutura de 450 km possível para rede.

De acordo com uma cotação internacional apresentada no documento, enquanto um trólebus com tecnologia de baterias reservas que permitiria o tráfego de até 20 quilômetros sem estar conectado à rede elétrica aérea, custa em torno de 550 mil pesos, um ônibus elétrico somente com baterias custaria 990 mil pesos. A troca de módulos de bateria sairia por 650 mil pesos.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Cidade do México decide continuar investindo em trólebus

Publicado no Verdesobrerodas

Por Adamo Bazani conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário