Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Volvo testa ônibus elétrico com sistema de segurança para pedestres

No trânsito, ninguém é mais indefeso e frágil do que o pedestre. Quem vive o trânsito sabe disso. Depois, vem o ciclista, o segundo mais vulnerável na escala de fragilidade. Pensando nisso, a multinacional Volvo desenvolveu uma tecnologia que detecta estes usuários quando eles estão no sistema viário. 

A nova funcionalidade foi apresentada na Alemanha, esta semana, e consiste em um sistema de câmera, que ao detectar um pedestre ou um ciclista próximo ao ônibus, emite alerta sonoro para todos os atores envolvidos, inclusive o motorista.

A funcionalidade será instalada nos ônibus elétricos da empresa por se tratarem de veículos mais silenciosos, e portanto, com mais riscos de trafegarem desapercebidos. Segundo a Volvo, a tecnologia será testada na Linha 55 em Gotemburgo, na Suécia, ainda este ano. A inclusão definitiva do sistema nos veículos vendidos pela fabricante deve começar em 2017, na Europa.

Ao Brasil, pelo menos por enquanto, não há qualquer previsão de chegada. A Volvo vem se consolidando na tecnologia híbrida, onde desde 2010 começarem a ser produzidos ônibus elétricos em escala comercial, chegando a dois mil ônibus vendidos em 21 países. 

Clique aqui para ver o vídeo.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Volvo testa ônibus elétrico com sistema de segurança para pedestres

Publicado no Verdesobrerodas

Por ArchDaily Brasil  conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário