Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos se somadas as mídias sociais, * mais de MEIO MILHÃO de acessos somente no VSR, * lido por mais de DEZ países, * mais de SETE MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Trólebus oferece mais comodidade aos passageiros

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, um dos mais bem-sucedidos prefeito de Curitiba e considerado o pai do BRT – Bus Rapid Transit, sistema de ônibus de maior velocidade e capacidade, em várias ocasiões dá um diagnóstico para a solução do ir e vir das pessoas:

“O futuro do transporte urbano está na superfície, na metronização do ônibus”

Além da rapidez e da preferência no espaço urbano, o metrô tem uma característica que ainda dá de 10 a 0 na maior parte dos sistemas de ônibus do Brasil: a informação para os passageiros.

Atualmente, quem não é de determinada região, se sente mais seguro a utilizar o metrô nesta área do que o ônibus. A razão é simples: são poucos os sistemas de ônibus com paradas que possuem nomes e, dentro do veículo, a pessoa que não conhece a linha se sente desamparada, dependendo da informação principalmente dos outros passageiros se o coletivo não tiver um cobrador.

O corredor Metropolitano ABD, que liga São Mateus, na zona leste de São Paulo, a Jabaquara, na zona sul, passando por municípios do ABC Paulista, e também a extensão Diadema/Brooklin, começa a dar mais um passo em relação ao aprimoramento das informações para os passageiros.

Os dez trólebus novos articulados que foram entregues pela operadora Metra neste mês, além de wi-fi, carregadores para celulares, ar-condicionado e piso baixo, possuem um sistema importante que passou batido nas divulgações sobre a nova frota: mensagens por áudio informam para os passageiros os terminais atendidos, as próximas paradas com antecedência suficiente para a pessoa se deslocar até as portas, o nome da parada atendida no momento e, logo depois da saída do ponto, o nome da parada seguinte.

Além disso, um painel eletrônico na frente interna do ônibus sobre o para-brisa também informa a parada do momento, a próxima parada e o terminal.

O que é comum em sistemas de corredores de ônibus Curitiba, nos trens da CPTM e no Metrô, ainda é raridade nos transportes da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Trólebus oferece mais comodidade aos passageiros

Publicado no Verdesobrerodas

Por Adamo Bazani  conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário