Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Ônibus elétrico na rota Portas de Benfica ao Cais do Sodré

A Carris deu início aos testes em condições reais de operação do ônibus elétrico e.City Gold, da CaetanoBus, na cidade de Lisboa, dando assim seguimento ao acordo formalizado no passado mês de setembro entre as duas empresas. 

O ônibus elétrico português vai estar em testes até ao final de dezembro e estará em circulação nas linhas 758, que faz a ligação entre as Portas de Benfica e Cais do Sodré e na linha 706, circular urbana que liga o Cais do Sodré a Santa Apolónia. 

Segundo Francisco Sousa, diretor do gabinete de relações institucionais da Carris, as duas linhas foram escolhidas devido «às características do percurso», uma vez que são das carreiras mais longas da empresa pública, permitindo assim uma melhor monitorização dos consumos. Dotado de um sistema de propulsão 100% elétrico, o protótipo tem uma autonomia para 80 km e tempo de carregamento de 1h30 minutos. 

No entanto, José Costa, da CaetanoBus, realça que a autonomia do veículo pode ser aumentada «desde que instalado um conjunto de baterias adicionais. Mas tudo depende daquilo que o cliente quiser e o ônibus “final” será adequado às suas necessidades. Para o carregamento, a CaetanoBus instalou nas oficinas da Carris de Santo Amaro um carregador externo de 50 kW. Os dois “packs” de baterias foram instalados no tejadilho para permitir uma maior capacidade no interior e a CaetanoBus garante que, após uma primeira encomenda, terá os ônibus prontos para entrega no prazo de cinco meses.

O novo
ônibus apresenta um comprimento de 12 metros, uma largura de 2,5 metros e uma altura de quatro metros. Com um peso bruto de 18 toneladas e uma tara de 12 toneladas, o veículo oferece uma lotação até 88 passageiros. O veículo vem equipado com um motor elétrico síncrono que desenvolve uma potência nominal de 160 kW às 1.500 rpm e um binário de 1.500 Nm.
 
VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Ônibus elétrico na rota Portas de Benfica ao Cais do Sodré

Publicado no Verdesobrerodas

Por Transportes em Revista conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário