Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos se somadas as mídias sociais, * mais de MEIO MILHÃO de acessos somente no VSR, * lido por mais de DEZ países, * mais de SETE MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Catalunha instala carregador rápido para ônibus elétricos

A Endesa e a TMB (operador de transportes públicos de Barcelona) instalaram o primeiro pantógrafo para carga rápida de ônibus elétricos na capital da Catalunha. O sistema de carregamento rápido foi instalado na mesma altura que entrou ao serviço da TMB o primeiro ônibus elétrico articulado, que foi fornecido pela Solaris. 

O equipamento foi montado no final de uma carreira de serviço público, permitindo carregar até 80 por cento da bateria em cinco a oito minutos.

O sistema de carregamento rápido é constituído por um poste com cinco metros de altura e está localizado na última paragem da carreira para aproveitar a imobilização do veículo durante alguns minutos para poder receber a energia necessária para efetuar o serviço. O ônibus é ligado à fonte de energia através de um pantógrafo.
 
A instalação do sistema de carregamento rápido coincidiu com o início da segunda fase do projeto europeu de investigação ZeEUS para a implementação da mobilidade elétrica na União Europeia. Por isso, o carregador será monitorizado, estando ligado ao Centro de Comando da Endesa e partilha a informação com o Centro de Comando da TMB. Os dados recolhidos permitem conhecer, em tempo real, a atividade que o equipamento está a desenvolver e o estado do veículo que está ligado.

 A careira de ônibus da TMB que estreou o sistema é a H16, que estabelece a ligação entre o Fórum Barcelona e a Zona Franca, percorrendo uma linha paralela ao mar que passa por Poblenou, pela Vila Olímpica, a Praça da Catalunha e a Praça de Espanha, numa extensão de 12 quilômetros. Além do sistema de carga rápida, a TMB também introduziu duas unidades do novo ônibus elétrico de 18 metros - Solaris Urbino E18 - que foram as primeiras com estas dimensões fabricadas pela marca polaca para utilização comercial.

Com esta aposta, Barcelona confirma a posição de vanguarda na implementação de soluções limpas para o transporte coletivo de passageiros, baseadas numa eletrificação progressiva: a frota possui cinco ônibus elétricos e 159 híbridos, o que já representa 15 por cento do total em operação.
Os ônibus têm uma capacidade para 110 passageiros, contando com motores elétricos de 270 kW e três baterias, que estão preparadas para carga lenta, na estação de recolha, ou carga rápida, quando se encontram ao serviço. O ônibus opera sempre com uma capacidade da bateria entre 40 e 80 por cento.

Com todas as unidades da frota dos TMB, os Solaris Urbino E18 foram projetados para cumprir os requisitos de operação habituais: 16 horas contínuas de circulação em plena carga, com ar condicionado nos meses de verão e os equipamentos habituais de conforto para os passageiros - piso baixo contínuo, 37 lugares sentados, dois lugares para passageiros de mobilidade reduzida, rampa, sistemas de informação de bordo, ligações USB para carregar dispositivos móveis. Como todos os
ônibus articulados adquiridos desde 2015, este veículos possuem quatro portas, o que permite que a entrada dos passageiros seja efetuada pelas duas portas da frente.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Catalunha instala carregador rápido para ônibus elétricos

Publicado no Verdesobrerodas

Por Transportes em Revista conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário