Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Nissan mostra Frontier com baterias na caçamba

A Nissan apresentou uma versão conceito da Frontier (vendida como Navara na Europa) no Salão de Hanover, evento com exibição de veículos comerciais na Alemanha. A picape, batizada de Navara EnGuard Concept, foi concebida para operações de resgate, contando até com um drone entre os equipamentos.

Projetada com base na versão de cabine dupla, a Navara EnGuard Concept traz altura de rodagem elevada em 5 cm, pneus fora de estrada nas medidas 285/75 e rodas de 16 polegadas. 

O guincho dianteiro, molduras nos para-lamas, tomada de ar elevada (snorkel) e bagageiro de teto também fazem parte do pacote. As rodas, estribos e partes da carroceria contam com pintura verde fluorescente para melhor visibilidade em qualquer condição, cor escolhida também por ser identificável por daltônicos. Há luzes de led acopladas no bagageiro de teto, bem como luzes estroboscópicas azul nos para-lamas e nos faróis de neblina redesenhados. Por dentro, há bancos com revestimento verde, central multimídia com navegador GPS e câmera com visão de 360º.

Na caçamba, há equipamentos para as operações, com a primeira bandeja alocando rádios comunicadores bidirecionais, lanternas de longo alcance, extintores de incêndio, cordas, equipamentos de escalada, capacete, uma pá e um machado. A parte inferior guarda tanque de oxigênio, kits de reanimação, coletes salva-vidas, entre outros.

Um dos equipamentos mais interessantes é o drone para ser usado nas operações. O modelo, um DJI Fantasma 4 com peso de 1,3 kg, pode voar a até 6.000 metros de altura (ampliando o campo de visão para buscas, por exemplo), atingindo velocidades de até 72 km/h e com autonomia de 30 minutos. As imagens captadas pela câmera de 12,4 megapixels do drone são exibidas numa tela de alta resolução acoplada na caçamba da picape.
Há um conjunto de sete baterias elétricas, cada uma com 2 kW, que ficam alocadas dentro de uma carcaça de alumínio instalada na caçamba. As baterias sempre absorvem a energia gerada pelo motor 2.3 turbodiesel de 190 cv e 45,9 mkgf de torque que equipa a Navara vendida na Europa. Essas baterias podem ser usadas com função de geradores de energia, tendo ainda duas entradas — uma tomada de 220V e um conector para painéis solares. Há também cinco saídas: duas de 220V e três conexões USB. Confira abaixo o modelo em ação:

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Nissan mostra Frontier com baterias na caçamba

Publicado no Verdesobrerodas

Por Quatro Rodas conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário