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sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Lisboa testa ônibus elétricos

A rodoviária Carris vai testar em Lisboa, entre outubro e janeiro, um ônibus totalmente elétrico e sem ruído, num projeto que começa por abranger duas carreiras, mas que se espera alargar a outros percursos, foi esta quarta-feira anunciado.

"Vamos testar [o ônibus] em duas linhas que são emblemáticas na cidade: a 706, que é uma linha circular que faz Cais do Sodré, Santos, Rato, Avenida da Liberdade, Conde Redondo, Estefânia, Praça do Chile e acaba por terminar em Santa Apolônia, e a 758, que é uma radial que sai do Cais do Sodré, vai até à Praça de Camões, segue até ao Rato, Amoreiras, Campolide e vai até Benfica", informou o presidente da Carris, Tiago Farias.

Com capacidade para 88 passageiros, o ônibus elétrico não produz dióxido de carbono nem ruído e apresenta baixos custos de energia e de manutenção. A autonomia do protótipo que será usado nas ruas de Lisboa é de 80 quilômetros e o tempo de carregamento ronda os 30 minutos. "Tudo isto tem de ser testado para que possa funcionar em pleno numa cidade complexa como a cidade de Lisboa, com ruas muito estreitas, com uma topografia muito acentuada e com velocidades comerciais muitas vezes baixas", observou Tiago Farias.

O responsável falava no Museu da Carris, onde foi assinado um protocolo com a CaetanoBus para a cedência gratuita de um ônibus e.city Gold, entre 3 de outubro e 2 de janeiro, visando a realização de testes em contexto de serviço.

Este ônibus foi lançado em julho passado e resulta de parcerias com a Siemens (que fornece a energia elétrica) e instituições ligadas à Universidade do Porto. Além de Lisboa, está em teste em Aveiro, Braga e Porto. Anteriormente, o protótipo foi exibido em Guimarães e Cascais.

Presente na ocasião, o secretário de Estado adjunto e do Ambiente, José Mendes, recordou que, no âmbito do quadro comunitário Portugal 2020, haverá "financiamento para operadores privados e públicos para a renovação da frota com veículos amigos do ambiente", tanto a gás natural como elétricos. Também no âmbito dos fundos comunitários se prevê a "possibilidade de financiar sistemas de carregamento" para ônibus elétricos, que "têm de estar estrategicamente situados", realçou José Mendes.

Diariamente, existem 70 veículos elétricos a circular, percorrendo um total de 1,7 milhões de quilômetros. A frota da Carris é ainda composta por 600 ônibus - dos quais apenas 40 são a gás natural -, que percorrem 30 milhões de quilômetros por ano.

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Postagem: Lisboa testa ônibus elétricos

Publicado no Verdesobrerodas

Por Diário de Notícias conteúdo

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