Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Governo de Minas Gerais adota veículos elétricos

O transporte de servidores do Estado para a Cidade Administrativa e entre os diferentes equipamentos públicos será feito por meio de veículos elétricos. O novo sistema de mobilidade já está em implementação e deve começar a ser disponibilizado no primeiro semestre de 2017. 

A princípio, serão disponibilizados 19 veículos de passeio e dois ônibus, mas a ideia é que toda a frota seja substituída até o final de 2018.

“Nós vamos ter uma estação central na Cidade Administrativa, que faz toda a parte de logística e abastecimento dos veículos que vão transitar entre o aeroporto de Confins e as sedes da Cemig, do BDMG, da Codemig e no Palácio da Liberdade. Teremos totens de reabastecimento e áreas de recarregamento e estacionamento”, explica o presidente da Cemig, Mauro Borges.

Desta forma, um funcionário da Cidade Administrativa que precisa ir ao Centro a trabalho, vai usar o sistema que vai estar on-line para mostrar a disponibilidade de veículos na Cidade Administrativa, que terá todos os prédios conectados. O sistema possibilita que quatro pessoas saiam no mesmo carro ao mesmo tempo, otimizando o transporte.

Além desse deslocamento entre as sedes do governo, o percurso entre a Estação Vilarinho e a Cidade Administrativa, que é feito hoje por ônibus abastecidos com combustível, será feito com veículos elétricos. “Nós estamos, na verdade, plantando uma semente do que é o futuro da cidade inteligente, ou seja, BH inteligente. É a possibilidade de você difundir esse sistema de mobilidade para o conjunto da população. Inicialmente, o governo está fazendo com funcionários do Estado, você vai desenvolver o sistema, criar uma curva de aprendizado, para expandir para a cidade”, afirma Borges.

A implantação do Sistema de Mobilidade de Baixo Carbono foi anunciada na tarde desta quarta-feira (28) pelo governo do Estado. O projeto é fruto de uma parceria com Portugal, onde medidas semelhantes já estão em funcionamento. O país possui um sistema de gestão e monitoramento de frotas de veículos em tempo real, protótipos de carro elétrico e ainda trabalham na utilização de um drone para vistoriar redes elétricas.

Além do presidente da Cemig, participaram da solenidade de assinatura do projeto representantes da BDMG, Cemig, Fapemig e Codemig, além do secretário de Estado da Indústria de Portugal, João Vasconcelos. A implantação do sistema prevê investimento de R$ 3,3 milhões.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Governo de Minas Gerais adota veículos elétricos

Publicado no Verdesobrerodas

Por Hoje em Dia conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário