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terça-feira, 30 de agosto de 2016

GM aposta no EN-V elétrico puro

A previsão mais otimista diz que em 2030 seremos 8 bilhões de habitantes no planeta Terra, com mais de 60% da população concentrada em grandes cidades. Pense na dor de cabeça que estão passando os urbanistas do mundo todo, pensando em como oferecer transporte urbano de qualidade para essa imensidão de gente.

Os fabricantes de motocicletas e automóveis não estão alheios a essa preocupante realidade e há anos vêm desenvolvendo veículos cada vez menores, buscando ocupar menor espaço nas ruas dos grandes centros. Já falamos sobre isso anteriormente aqui no Motonline.

Nessa busca incessante, em 2010 a General Motors e a Segway apresentaram no Salão de Shangai o protótipo de um veículo urbano de duas rodas para transporte de passageiros, utilizando a tecnologia de equilíbrio aplicada nos segway atualmente disponíveis no mercado e largamente utilizado em patrulhamento policial e por empresas de segurança em ambientes destinados a pedestres como shoppings, parques, ruas para pedestres, etc., e também por civis que o utilizam para diversão.
 
Aquele protótipo foi aprimorado e agora seus criadores estão mostrando ao mundo o resultado de muita pesquisa e trabalho, o veículo elétrico de duas rodas batizado de EN-V (Electric Networked-Vehicle), que pode transportar até dois passageiros, ocupando espaço ínfimo no trânsito e em estacionamentos, além de reunir o que há de mais atual em tecnologia de bordo, como a tecnologia drive-by-wire, dando condições para o veículo seja operado autonomamente ou sob controle manual.
 
Sob controle drive-bi-wire o carrinho se comunica com os satélites de GPS e com os outros veículos que compartilham a via no mesmo momento, podendo se deslocar muito próximos uns dos outros como se estivessem ligados um ao outro tipo vagões de trem. Outros tipos de conexão com a internet são possíveis tais como definição de melhores rotas, contatos com grupos de redes sociais enquanto o veículo se desloca autonomamente e há promessa de redução drástica no número de acidentes pois um veículo sabe exatamente a localização e direção dos demais veículos na via.

“O conceito EN-V representa um grande avanço na pesquisa que a GM vem fazendo para trazer veículos autônomos para a realidade. Alguns veículos com capacidade autônoma, criados pela GM tais como aviso de saída da faixa, detecção de zona cega e controle de cruzeiro adaptativo estão sendo usados ​​em alguns veículos da GM nos dias de hoje”, disse Alan Taub, Vice-Presidente Global de Pesquisa e Desenvolvimento da GM.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

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Publicado no Verdesobrerodas

Por Motonline conteúdo

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