Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

domingo, 28 de agosto de 2016

Estudo revela que baixa oferta de modelos inibe expansão das vendas de EVs

Recente estudo publicado pela UCS nos Estados Unidos da América, sob o título “eletrificando o mercado de veículo”, revelou alguns pontos interessantes sobre o mercado de veículos elétricos (EV) os quais evidenciamos a seguir.

O estudo começa enfatizando que a introdução de veículos elétricos de passeio no mercado de massa representa uma extraordinária mudança para a indústria automobilística, oferecendo uma alternativa viável para substituir o motor de combustão interna.
O relatório ressalta que as vendas globais de veículos elétricos (EVs) superaram um milhão de unidades em apenas cinco anos de mercado. Nos EUA, contabiliza por volta de meio milhão de vendas, conforme quadro a seguir:

Total de EV vendidos nos EUA por fabricante: Dezembro de 2010 a Junho de 2016
Na corrida para trazer EVs para o mercado nos EUA, alguns fabricantes de automóveis estão apostando no novo segmento, mas a maioria está atrasada em ofertar o produto.

O estudo abrange o número de veículos vendidos nos EUA, o número de modelos disponíveis por estado, percentagem de EVs vendidos em relação ao total e vendas de veículos por montadora. A investigação, também, avaliou as variações na disponibilidade de modelos eletrificados por fabricante e região.

O estudo apontou que as montadoras que oferecem mais modelos de EV nos EUA vendeu mais do que os que não ofertaram o produto na mesma proporção. Como se pode depreender do quadro a seguir, a BMW liderou, enquanto a Fiat Chrysler, Toyota, Hyundai / Kia e Honda ficaram muito atrás em disponibilidade de modelos e vendas de EVs.

Modelos disponibilizados e percentual de participação das vendas sobre vendas totais, por montadora em 2015 nos EUA:
Na Califórnia, onde há mais modelos eletrificados disponíveis a participação de mercado dos VEs é maior do que nas demais regiões dos EUA. Na Califórnia a BMW e General Motors detém mais de 5% de todas as suas vendas. Já a Honda e Toyota vendeu muito menos, em parte devido ter interrompido as vendas de veículos plug-in em 2015.


Modelos disponibilizados e percentual de participação das vendas sobre vendas totais, por montadora em 2015 na Califórnia:
Apesar do forte interesse do consumidor em EVs identificado em uma pesquisa realizada, este ano, pela UCS, revelou que a maioria dos motoristas consideraria um EV para seu próximo carro. A pesquisa, também, descobriu que mais de 40% dos
famílias poderiam usar um EV. Corroborando com a pesquisa da UCS, está o interesse, sem precedentes, demonstrado pelos consumidores para o próximo Model 3 da Tesla, com mais de 350.000 reservas em menos de um mês (Fehrenbacher 2016).
  
Para justificar os argumentos o estudos da UCS revelou, conforme quadro a seguir, o número de EVs disponíveis nas diversas regiões dos EUA.

Número de EVs disponíveis por estado
Algumas conclusões do estudo da UCS:
1. A Califórnia é o único estado e deter todos os modelos de EV disponíveis no país (22 modelos) e detém a maior participação nas vendas (em torno da metade das vendas de EV do país).

2. O estudo não identifica a razão das montadoras não oferecerem mais modelos eletrificados. Diz apenas que há oferta desigual e que em algumas regiões não há disponibilidade ou ela é limitada.

3. Evidencia que se todas as montadoras tivessem esforço igual para oferecer mais modelos, a participação dos EV nas vendas seriam bem mais expressiva.

4. Lembra a importância do apoio das montadoras para a meta de redução das emissões e alterações climáticas e enfatiza que os fabricantes de automóveis que não investirem nos EVs poderão perder boa fatia de mercado que será
vital para o seu futuro.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Estudo revela que baixa ofeta de modelos inibe expansão das vendas de EVs
Publicado no Verdesobrerodas



Por UCS conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário