Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sábado, 27 de agosto de 2016

Crescimento mercado de VEs impactará economia global

O rápido aumento no número de veículos elétricos esperado em todo o mundo durante as próximas duas décadas irão reverberar em todos os setores de atividade e provocar um enorme impacto na economia global.

Essa é a conclusão de um novo estudo divulgado esta semana pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF). O documento - intitulado Veículos Elétricos - não é apenas sobre o carro - explica que, como queda dos custos para as energias renováveis, unidade da bateria e o rápido crescimento do mercado de carros elétricos até 2040 impactará, não apenas as indústrias de transportes, mas todos os setores da economia.
O mercado de EV deverá aumentar de menos de 0,8% das vendas globais de veículos ligeiros em 2015 para 35% em 2040. Os autores argumentam que o crescimento impactará os produtores de petróleo, eletricidade, fornecedores de autopeças, indústria de motores de combustão interna entre outros.

Segundo os autores, os efeitos deste crescimento do mercado EV será bem-vinda para alguns e representará desafios para os decisores políticos e as empresas estabelecidas. Para eles quando os setores de energia e transportes do mundo experimentar a significativa mudança que "tende a não ser um processo linear" e os resultados "em toda a economia e poderá impactar em escala societal".

Os autores argumentam que as mudanças no sistema energético já estão tendo impacto sobre os setores de investimento e tecnologia, ao mesmo tempo que está acelerando a digitalização de todos os equipamentos elétricos, além de mudar a forma como os edifícios são projetados.

Eles comparam os prováveis ​​impactos do mercado de EV e energias renováveis ​​sobre a economia global aos de telefones celulares, ao aparecer pela primeira vez no mercado, cerca de duas décadas atrás.

Como os telefones móveis evoluíram os custos caíram e eles têm impulsionado mudanças profundas em todos os setores da economia. Os telefones celulares também têm "comido indústrias inteiras", tais como câmeras, despertadores e mapas, enquanto eles estão, sem dúvida, agora fazendo o mesmo para jornais, manipulação de dinheiro e a indústria da música.

Os autores argumentam, ainda, que os EVs terão impacto semelhante em outros setores. Sua chegada, também, apresenta "dores de cabeça" consideráveis ​​para os governos que atualmente têm renda dos tributos da gasolina e diesel, além de esperar redução do número de pessoas empregadas nos setores do motor de combustão.

Mas, eles também destacam beneficiários específicos do crescimento do mercado de EV, que beneficiarão fornecedores de energia, empresas de construção de infraestruturas de energia e tecnologia.

Além disso, ele aponta para o impacto ambiental positivo dos EVs sobre as emissões, poluição do ar e ruído do tráfego, especialmente nas cidades.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Crescimento mercado de VEs impactará economia global
Publicado no Verdesobrerodas



Por Bloomberg conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário