Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

China inaugura super ônibus 100% elétrico que recarrega em serviço

A China inicia o período de testes do gigantesco veículo mostrado nas imagens. Trata-se do TEB (Transit Explore Bus), um ônibus de enormes dimensões que já havia sido apresentado em maio como projeto e que esta semana tornou-se realidade. Um ônibus que chega para solucionar os dois grandes problemas da China devido a seu estonteante número de habitantes: o tráfego e a poluição.

O ETB-1 entrou esta semana em fase de testes em Qinhuangdao, uma cidade a 300 km de Pequim. O veículo é 100% elétrico e é equipado com uma série de baterias que vão recarregando através das múltiplas estações de recarga repartidas por sua rota. Além disso, possui um espaço interior muito mais amplo que qualquer ônibus regular, o que lhe permite transportar um número maior de pessoas, melhorando o transporte público e sem poluir o ambiente da cidade.

Outra de suas características é que circula sobre duas vias que não ocupa. Assim o TEB não interfere na via enquanto vai de uma estação a outra ou realiza uma parada para deixar ou pegar passageiros.

Qualquer automóvel pode passar por baixo dele sem problemas, sendo como um túnel em movimento que conta com sua própria iluminação e um par de semáforos que lhe serve de meio de comunicação com os outros usuários da via.

O objetivo da empresa é que o ônibus se comporte como uma linha de metrô exterior que compartilha as vias com outros veículos, com a vantagem de que será muito mais barato. A empresa estima que o TEB custará aproximadamente 16% do que custa o transporte público subterrâneo, devido a uma manutenção mais econômica e sua tecnologia elétrica.

O período de testes será realizado durante o resto do verão chinês, para assim seguir-se avaliando e avançando no projeto. Não será surpresa se este sistema de transporte tornar-se popular em pouco tempo e proliferar rapidamente pelo mundo, já que a ideia, pelo menos em princípio, é muito boa.

Veja o vídeo clicando AQUI

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: China inaugura super ônibus 100% elétrico que recarrega em serviço

Publicado no Verdesobrerodas

Por PlanetCarsz conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário