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sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Amortecedores rotativos eletromecânicos armazenam energia

Uma das grandes tendências do futuro, inclusive quando o assunto é mobilidade, é a sustentabilidade. E, quem diria, isso pode ser alcançado até mesmo a partir de mudanças na suspensão dos veículos. É nisso que a Audi está apostando agora. A marca está desenvolvendo um protótipo chamado "eROT", no qual os amortecedores hidráulicos usados normalmente em carros são substituídos por amortecedores rotativos eletromecânicos.

O princípio por trás da nova tecnologia é simples: os amortecedores comuns absorvem a energia cinética gerada a partir de qualquer obstáculo pelo qual o carro passa e ela se perde em forma de calor. No caso desse novo sistema, esta mesma energia é colocada em uso a partir de uma bateria de 48V. Além disso, de acordo com a Audi, a tecnologia permitiria uma maior facilidade na hora de se ajustar a suspensão.

Altamente responsivo, o sistema se adapta rapidamente as irregularidades encontradas na superfície do solo e até mesmo a maneira que o condutor dirige. A disposição horizontal dos motores elétricos no eixo traseiro também substitui os amortecedores telescópicos verticais, permitindo mais espaço para bagagem.

A tecnologia tem também uma segunda função. Ela é capaz de converter a energia cinética durante a compressão e distensão em eletricidade. O processo é realizado através da absorção do movimento por um braço de alavanca, que transmite a força ao motor elétrico. Este, por sua vez, converte tudo isso que recebe em energia e a armazena nas baterias.

Os primeiros testes realizados com o eROT mostraram resultados promissores, o que aumenta a probabilidade de sua instalação nos modelos futuros da Audi. O principal pré-requisito para que isso aconteça é a presença do sistema elétrico de 48V. No caso, este já tem lançamento esperado nos modelos da marca em 2017. 

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Publicado no Verdesobrerodas

Por Autoesporte conteúdo

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