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sexta-feira, 29 de julho de 2016

Veículos elétricos concorrerão a prêmio ecológico em Portugal

Ignição ligada para o arranque da 34ª edição do Essilor Carro do Ano 2017/Troféu Volante de Cristal. A apresentação oficial aconteceu no Palácio do Governador, em Lisboa, com a Torre de Belém e o rio Tejo no horizonte. A organização é do Grupo Impresa com o Expresso e a SIC Notícias como “pontas de lança” de uma iniciativa que conta novamente com a VISÃO no júri permanente.

As inscrições estão abertas e os testes dinâmicos têm início em Setembro. A eleição deste ano conta com algumas novidades! Serão distinguidos diferentes modelos de acordo com várias classes a concurso, a saber: Citadino, Carrinha, Crossover, Descapotável, Familiar, Executivo e Monovolume. Vão estar a concurso automóveis cuja comercialização foi iniciada entre 1 de dezembro de 2015 e 1 de dezembro de 2016.

Os 19 jurados têm como missão avaliar sete parâmetros fundamentais: A estética/design, qualidade de construção e inovação, funcionalidade, comportamento e segurança, performances, consumo e eficiência, e, claro, o preço. Não podemos deixar de recordar que esta iniciativa tem como objetivo eleger o automóvel que mais se adequa à realidade atual do mercado nacional. O júri elege uma versão específica como Carro do Ano e não uma gama completa.

Entre as novidades do figurino deste ano destaca-se uma inédita exposição pública de todos os candidatos a concurso e o aprofundamento das inovações introduzidas o ano passado, especialmente no domínio da promoção da iniciativa. Prêmios especiais: "Inovação e Tecnologia" e "Prêmio do Público


Referência, ainda, para o prêmio Ecológico do ano. Uma distinção especial reservada a veículos com motores elétricos ou híbridos (que combinem motor elétrico e motor térmico). Em foco nesta categoria a eficiência energética, os consumos, as emissões e a autonomia homologados pela marca, tendo igualmente em atenção os consumos revelados durante o teste, assim como a autonomia real numa utilização diária.

No caso dos veículos híbridos há que considerar o período ou distância que efetivamente permitem rodar em modo puramente elétrico e, nos modelos 100% elétricos, o aspecto funcional, ou seja, o tempo de recarga e a autonomia.

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Publicado no Verdesobrerodas

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