Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Parceria dará "segunda vida" às baterias de veículos elétricos

A Nissan e a Eaton juntaram forças para fornecerem uma solução inovadora de armazenamento de energia, incorporando fontes de energia renováveis, para o novo centro de dados "ecologicamente responsável" da empresa alojadora de serviços de TI e em nuvem, Webaxys, baseada no Parque Ecológico de Saint-Romain de Colbosc, na Normandia.

A solução de armazenamento de energia oferece uma "segunda vida" às baterias de veículos elétricos da Nissan, o que aliado às tecnologias de fornecimento de energia ininterrupta da Eaton, proporciona uma solução de armazenamento e controlo de energia industrial para a gestão de centros de dados.

"Esta instalação na Webaxys assinala um momento histórico para os centros de dados na sua busca por se tornarem energeticamente autônomos no futuro próximo. Combinando a experiência da Nissan em termos de design de veículos e de tecnologias de baterias fiáveis com a liderança da Eaton na qualidade de eletrônica de gestão de energia, esperamos demonstrar que a gestão energética de centros de dados pode ser estável, sustentável e econômica no futuro próximo", afirmou Gareth Dunsmore, Diretor de veículos elétricos da Nissan na Europa.

Esta inovadora solução permite não só a integração de fontes renováveis locais, mas também proporciona às empresas retirar e voltar a fornecer energia à rede, garantindo sistemas de gestão energética estáveis e econômicos.

Os centros de dados já representam entre 1,5% e 2% do consumo de eletricidade mundial e esta representatividade aumenta acentuadamente cada ano. Contudo, o facto de as necessidades energéticas de centros de dados não conseguirem tolerar a mais ligeiras falhas de energia torna a aplicação de fontes de energia renováveis particularmente difícil.

Com o novo sistema de armazenamento e controlo de energia da Eaton e da Nissan, empresas como a Webaxys podem armazenar energia assim que produzida para que possa ser utilizada com base na necessidade para alimentar o seu negócio. Isto ultrapassa riscos associados às fontes de energia renováveis, que são mais suscetíveis a interrupções no fornecimento e assegura o fornecimento de energia pura e de qualidade.

Após a abertura da instalação em Saint-Romain de Colbosc, na Normandia, a Webaxys planeia abrir uma série de centros de dados regionais que utilizam esta mesma tecnologia e a integram na economia local, minimizando o impacto ambiental e o consumo de energia.

Recorde-se que foi durante a COP21 (Conferência de Paris das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas) realizada em 2015 que a Eaton e a Nissan anunciaram uma parceria concebida para fornecer soluções de armazenamento de energia ao mercado.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Parceria dará "segunda vida" às baterias de veículos elétricos

Publicado no Verdesobrerodas

Por automonitor conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário