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sexta-feira, 22 de julho de 2016

No mercado de veículos elétricos BYD leva vantagem sobre a Tesla

Segundo o plano master de Musk para a Tesla - divulgado quarta-feira - revelou a ampliação da linha de veículos elétricos para "cobrir as principais formas de transporte terrestre", uma referência da Tesla-ish para caminhões e ônibus.

De acordo com o post do Musk, os novos veículos vão reduzir o custo de transporte de carga, reduzir o congestionamento e fará a "transição do papel de motorista para a gestor de frota."
Do outro lado, pode-se dizer que o fabricante de veículos elétricos BYD não tem o mesmo entusiasmo da Tesla, porém tem um histórico de realizações considerável.

A BYD tem fabricado ônibus elétricos desde 2010 e seu modelo de número 10.000 saiu da linha de produção em abril. No mês passado, ele começou os preparativos para uma nova fábrica em Qingdao, China, onde fabricará 5.000 ônibus movidos a bateria, de acordo com o China Daily.

A BYD ainda se aventurou em território da Tesla, abrindo uma fábrica de ônibus elétrico nos arredores de Los Angeles. A mesma planta fechou um acordo com o governo estadual para construir caminhões elétricos para um projeto de teste em transportes nos portos da Califórnia.

O modelos de automóveis Qin e Tang da BYD não tem o glamour do Tesla Roadster. Também não podem competir com o Model S, cujo modo de piloto automático é coisa de ficção científica emocionante e um pouco alarmante, também.

Mas, a montadora chinesa não deve ser subestimada. Produziu quase 50% a mais de veículos elétrica do que Tesla no ano passado, e goza de demanda voraz da China para EVs, graças ao plano de Pequim para as vendas de veículos movidos a bateria.

A Tesla pode ser melhor colocado para alcançar os volumes de produção da BYD, se for capaz de atender às suas próprias metas de produção. Musk terá de acelerar a produção da sua fábrica para velocidade absurda, se ele quiser alcançar os seus objetivos. A BYD já está fazendo o que Musk prometeu. Quer se tornar um fabricante importante de bateria com a construção de sua "gigafactory" em Nevada.

Vale lembrar que a BYD já é o maior fabricante nesse campo, com uma quota de mercado de mais de 10 vezes superior a Tesla. Certamente, a gigafactory vai superar a BYD quando for lançada, certo? Afinal de contas, ela vai produzir 35 gigawatts de baterias de íon de lítio em 2020. Bem, talvez não: BYD planeja produzir 34 gigawatts de baterias até o final de 2019.

Outro ponto importante é que a Tesla não está realizando lucro com seus carros elétricos. Já a BYD gerou US $ 1,2 bilhões (8 bilhões de yuans) de lucro operacional ao longo dos últimos 12 trimestres (a Tesla teve US $ 1,2 bilhões em perdas).

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Publicado no Verdesobrerodas



Por Automotive News China conteúdo

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