Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

MAN anuncia produção em série de ônibus elétricos

A MAN anunciou que vai iniciar a produção em série de ônibus elétricos em 2020. A estratégia de mobilidade elétrica da marca alemã será apresentada em setembro, no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, através de um primeiro protótipo de um ônibus urbano elétrico, equipado com uma solução que permite um carregamento rápido por via aérea em período diurno e por cabo de alimentação durante a noite, utilizando o sistema CCS.

Até 2018, a MAN prevê disponibilizar ao público uma versão pré-série de um ônibus totalmente elétrico (BEV – Battery Electric Vehicle). A produção em série deverá arrancar até 2020 e até ao final dessa década, a MAN Truck & Bus tem como objetivo de que 50 por cento das vendas de ônibus urbanos seja constituída por veículos emissões zero.

 
O
ônibus urbano elétrico da MAN será desenvolvido com base em tecnologia introduzida e testada no MAN Lion’s City Hybrid, designadamente a cadeia cinemática eletrificada e outros componentes elétricos. O fabricante alemão acredita numa solução modular baseada numa tecnologia de carregamento que possa ser selecionada e combinada em função das necessidades, enquanto o número de módulos de armazenamento varia em função da autonomia pretendida e a capacidade de transporte. Para oferecer aos operadores a flexibilidade esperada em termos de configuração de estrada e capacidade de planeamento, o portfólio inicial irá incluir versões ‘standard’ de 12 metros e articuladas de 18 metros.
 
No Salão de Hannover, a MAN irá fazer uma demonstração da integração de diferentes sistemas de carregamento e armazenamento de energia numa mesma plataforma tecnológica. O construtor aposta na padronização da tecnologia de carregamento e dos respectivos interfaces como um desafio importante, uma vez que é um pré-requisito para a flexibilidade, interoperabilidade e segurança do planeamento por parte dos operadores de
ônibus

Neste contexto, a MAN participa no projeto ‘eBusCS’, apoiado pelo Ministério dos Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha. O objetivo consiste no lançamento de um sistema de carregamento CCS (Combined Charging System) para veículos de passageiros, assim como a promoção da padronização de sistemas parcialmente automatizados de ônibus elétricos nos terminais das carreiras e uma gestão da energia nas estações de recolha. Do ponto de vista dos fabricantes, os pontos fundamentais da padronização incluem o posicionamento das linhas, dos ‘hubs’ dos pantógrafos dos cabos de alimentação, assim como a voltagem.


VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemMAN anuncia produção em série de ônibus elétricos
Publicado no Verdesobrerodas


Por Transportes em Revista conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário