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sábado, 9 de julho de 2016

Estudante adota motor elétrico que ajusta função do câmbio

Dan Dorsch é um estudante do MIT e está chamando atenção do mundo automotivo por ter desenvolvido uma transmissão híbrida sem embreagem. Ao contrário do sistema tradicional, a caixa de marchas do americano de 26 anos utiliza dois motores elétricos em paralelo, um em cada eixo. Dessa forma, cada motor elétrico ajusta uma função do câmbio de duplo eixo híbrido, sendo um maior para funcionar como impulsor e outro menor para prover uma relação de câmbio. 

A parte complexa é o gerenciamento eletrônico do funcionamento dos dois elétricos, equalizando seu trabalho e evitando que o câmbio perca eficiência nas trocas.

Assim, além de produzir mudanças de marcha sem perda, garante um funcionamento praticamente linear ao câmbio, unindo duas características conhecidas das caixas de dupla embreagem e continuamente variável (CVT). A transmissão de Dorsch permite não só a performance do DCT, mas a eficiência energética do CVT, unindo o melhor de dois mundos. Com isso, este novo tipo de transmissão, elimina a perda de energia por fricção dos discos de embreagem. 

Outra vantagem é que o tamanho da caixa é menor, assim como seu peso. Dan diz que já trabalha com um fabricante de esportivos e sua invenção já lhe rendeu US$ 15 mil e o prêmio Lemelson do MIT.

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Publicado no Verdesobrerodas

Por Noticias Automotivas conteúdo

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