Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sábado, 30 de julho de 2016

Carro elétrico da Sérvia focará energias renováveis

O design é exótico, mas o lineup é variado e interessante. Essa é a AQOS, uma nova proposta de carro elétrico e solar que surgiu na Sérvia. Liderada por Sasa Milovancevic, a empresa pretende desenvolver e produzir seus próprios carros e focará apenas em energias renováveis.
A companhia sérvia diz que não pretende impor um marketing agressivo e aposta tudo em um estilo bem original, separando-se da “imitação comum da indústria automotiva”. Centrada em Belgrado, capital do país, a AQOS Technologies tem um time internacional para colocar em prática os projetos da empresa.

São seis modelos comuns (equipados com motores a combustão) listados pela AQOS, sendo eles 25 (hatch quatro portas), Vale 25 (cupê duas portas), Zulu 60 (cupê esportivo), Fastback (sedã), Javier (superesportivo) e Peja 4 XL Off Road (utilitário esportivo). Há também uma gama proposta para as pistas de corrida. Mas a sensação é a linha Solar, composta pelos modelos Limo, Minivan e Coupe. Os nomes não são tão originais quanto os da linha equipada com motores a gasolina, mas a atração é a capacidade de recarregar as baterias de lítio posicionadas no assoalho e parede de fogo com energia solar. 

Três painéis fotovoltaicos são instalados no capô, teto e porta-malas, alimentando assim dois motores elétricos e as baterias de lítio.

Apesar de ainda exótico, o estilo é face family, sendo compartilhado pelo trio e mais equilibrado visual que os modelos a gasolina. O AQOS Limo tem 300 cv (150 cv cada motor) e vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos, tendo máxima de 240 km/h. 

No caso do AQOS Minivan, um dos motores foi retirado, ficando apenas um de 200 cv, suficiente para 11 segundos de 0 a 100 km/h e máxima de 225 km/h. Interessante é o torque: 63 kgfm. 

Já o AQOS Coupe tem dois motores elétricos de 150 cv (dianteiro) e 200 cv (traseiro), provendo máxima de 260 km/h e aceleração até 100 km/h em 5 segundos. Neste último, o terceiro painel solar fica sob o vidro traseiro. A empresa ainda não divulgou data para chegada ao mercado europeu.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Carro elétrico da Sérvia focará energias renováveis

Publicado no Verdesobrerodas

Por Noticias Automotivas  conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário