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quarta-feira, 8 de junho de 2016

Híbrido da Toyota chega no Brasil

A Toyota lançou nesta terça-feira (7) a nova geração do Prius no Brasil. Em sua 4ª geração, o híbrido mais vendido do mundo chega ao país por R$ 119.950, pequeno aumento em relação a 3ª geração, que é vendida por R$ 117.610. As vendas começam na próxima quarta-feira (8), mas o G1 avaliou o carro no Japão antes da chegada ao país.

O Prius é o maior símbolo dos modelos “ecologicamente corretos” produzidos pela empresa japonesa, que espera agora ampliar o alcance do híbrido no país. A geração anterior teve apenas 800 unidades vendidas. 

Uma possível produção nacional ainda depende de maior interesse dos brasileiros. "Ainda falta escala para uma produção local", afirmou Miguel Fonseca, vice-presidente executivo da Toyota no Brasil. "Esperamos vender 600 unidades ainda este ano e 1.100 no próximo ano", completou.

De acordo com a empresa, o motor 1.8 foi redesenhando, gerando 98 cavalos de potência a 5.200 rpm e 14,2 kgfm de torque. Ele funciona em conjunto com outro motor elétrico de 72 cavalos e 16,6 kgfm, que teve 6% de redução de seu peso. Juntos, os motores chegam a uma potência máxima combinada de 123 cavalos. Para o câmbio, foi escolhido o CVT. O consumo médio melhorou em 10% e, segundo o Inmetro, é de 18,9 km/l, em ciclo urbano, e de 17 km/l na estrada, fazendo dele o carro mais econômico do Brasil.

"Acreditamos que a tecnologia híbrida é o futuro da indústria automotiva. Para o ano de 2050, 100% de nossa linha será de híbridos ou veículos movidos a células de combustível", afirmou Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina. A fabricante divulga que o carro pode atingir uma autonomia de até 812,7 km na cidade. Utilizando ambos motores, o modelo pode fazer de 0 a 100 km/h em 11 segundos, afirma a montadora.

Para ajudar na economia, o coeficiente aerodinâmico do carro, que mede a capacidade de vencer a resistência do ar, foi reduzido de 0,25 para 0,24.  Segundo a fabricante, é o menor índice entre os sedãs médios. Outro item que ajuda na redução de consumo é a capacidade de armazenar energia através do seu sistema regenerativo dos freios.
Além do centro de gravidade mais baixo, a bateria mudou de lugar, tendo sido realocada para baixo do banco de trás, em vez do porta-malas. A bateria auxiliar, que também ficava no compartimento de bagagem, foi parar junto ao motor elétrico, sob o capô. Assim, o porta-malas ganhou 56 litros a mais.

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Postagem: Híbrido da Toyota chega no Brasil

Publicado no Verdesobrerodas

Por g1  conteúdo

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