Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sábado, 11 de junho de 2016

Google quer produzir carros voadores

Larry Page, cofundador do Google, estaria investindo secretamente na produção de "carros voadores" no Vale do Silício. Ele seria o dono misterioso da Zee.Aero, startup que trabalha na criação de uma espécie de avião compacto, totalmente elétrico, capaz de decolar e pousar verticalmente. A informação foi revelada pela Bloomberg Businessweek, que ouviu dez pessoas que conheceriam bem a empresa. Segundo a revista, a companhia, fundada em 2010, despertou a curiosidade da imprensa norte-americana há cerca de três anos.


Sua sede fica próxima à do Google, em Mountain View, na Califórnia, num território praticamente dominado pela gigante de buscas, o que gerou especulações. À época, ela enfatizava que não tinha ligação com o Google ou outra firma de tecnologia, até simplesmente parar de falar com jornalistas.

Os funcionários, conforme descobriu a Businessweek, recebiam cartões com instruções sobre como se esquivar da mídia.

A aposta de Page na Zee.Aero é pessoal e não tem ligação com o Google, de acordo com a publicação. Ele já teria aportado cerca de 100 milhões de dólares do próprio bolso no negócio. Os objetivos da companhia não são modestos. "Estamos desenvolvendo uma forma revolucionária de transporte", diz sua página na internet, que não traz muitas informações além desta.

Ela tem 150 funcionários e sua fábrica ocupa 30.000 pés quadrados (cerca de 2.787 metros quadrados). Alguns dos engenheiros que trabalham lá teriam saído de empresas como SpaceX, Nasa e Boeing. 

Sua operação também se expandiu para um hangar no aeroporto de Hollister, ao sul de Mountain View, onde realiza testes regulares com dois protótipos. Além disso, a empresa mantém uma oficina no Nasa Ames Reseach Center, instalação de testes que a agência possui na mesma cidade.

Conforme as descrições da Businessweek, os dois modelos já em teste possuem corpo estreito e a cabine do piloto em forma de bulbo e com espaço para uma pessoa, com a asa logo atrás. Ambos seriam movimentados por hélices situadas na parte traseira. Um deles se pareceria com um pequeno avião convencional, enquanto o outro teria espaço para três pequenas hélices de cada lado do corpo principal.

Segundo a revista, os pilotos amadores que frequentam o aeroporto de Hollister nunca ouviram falar no nome de Page, mas suspeitavam que o dono da Zee.Aero fosse um homem muito rico. Isso porque seus funcionários costumavam gastar altas cifras com refeições e porque a empresa comprou um helicóptero de aproximadamente 1 milhão de dólares só para voar ao lado dos protótipos e coletar dados.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Google quer produzir carros voadores

Publicado no Verdesobrerodas

Por Exame conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário