Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Cidade francesa inaugura linha de ônibus elétricos

A Régie des Transports de Marseille (RTM) inaugurou a primeira carreira de ônibus totalmente elétrica no dia 6 de junho, na cidade francesa de Marselha. A operação da icônica linha 82 é assegurada por seis ônibus Irizar i2e, que estabelecem a ligação entre La Canebière e Euromed, com paragens em Metrópole, no Porto Velho, no MuCEM e na nova zona de escritórios de Euroméditerranée.

Os seis ônibus Irizar i2e têm uma configuração standard, idêntica à restante frota da RTM. Os ônibus possuem piso baixo, duas portas de folha dupla e uma rampa elétrica localizada na porta central. A configuração interior oferece uma capacidade para 77 passageiros, incluindo 27 sentadas, 51 em pé e lugar para passageiro de mobilidade reduzida. 
 
A introdução destes seis
ônibus na frota da RTM é o resultado de uma experiência positiva e dos bons resultados alcançados durante os testes realizados pela empresa na cidade de Marselha em 2015 para avaliar as capacidades técnicas e as prestações dos veículos. A Irizar instalou igualmente um sistema inteligente nas estações de recolha, que otimizam o processo de carregamento dos seis ônibus.
 
A aposta da RTM em motorizações alternativas remonta a 2006 quando a empresa começou a procurar soluções de mobilidade sustentável que melhorasse a qualidade de vida dos seus cidadãos e reduzissem o impacto do transporte no ambiente e no ruído, além de aumentar o conforto para os motoristas e passageiros. 

«Isto é uma verdadeira revolução. Foi feito um esforço para diminuir o nível de ruído e de poluição», afirma o presidente do conselho de administração da RTM, Maxime Tommasini. «Quero salientar que seremos capazes de operar em muitas outras carreiras. Atualmente, já transportamos 63 por cento das pessoas de Marselha de uma forma suave e elétrica graças ao metro ligeiro e pesado. A nossa rede é uma das que tem menos ônibus poluentes a nível internacional», acrescentou. 
 
Desenvolvido e produzido com base em tecnologia própria do grupo Irizar, o i2e é o resultado da aposta estratégica na inovação, com o objetivo de se tornar uma referência na mobilidade urbana sustentável. O
ônibus totalmente elétrico do Grupo Irizar oferece uma autonomia de operação entre 12 e 16 horas (cerca de 240 quilômetros) e foi concebido para obter uma elevada eficiência energética, um baixo consumo e uma gestão otimizada do fim de vida. Segundo o fabricante espanhol, o ônibus i2e tem uma pegada de carbono de apenas 8,45 g de dióxido de carbono equivalente por quilômetro passageiro e em comparação com um ônibus diesel convencional evita as emissões de 800 toneladas de dióxido de carbono ao longo da sua vida útil.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Cidade frances inaugura linha de ônibus elétricos

Publicado no Verdesobrerodas

Por Transportes em Revista conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário