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quarta-feira, 18 de maio de 2016

Nova geração do Prius híbrido já chegou ao Brasil

Foram 673 unidades vendidas em 38 meses, média de 18 carros ao mês. Esse é o histórico oficial de emplacamentos do híbrido Toyota Prius no Brasil, de janeiro de 2013, quando a marca decidiu importá-lo do Japão para projetos de viabilidade e visibilidade no país, a março de 2016. Tudo promete mudar com a nova geração.

Em abril, segundo a Fenabrave (que reúne lojistas), foram 83 unidades. O motivo? O projeto cresceu: a marca quer vender a nova geração do Prius normalmente a pessoas físicas -- até então, o foco esteve na entrega controlada a instituições e pessoas jurídicas -- e emplacar uma cultura híbrida por aqui.


Segundo informações de fontes ligadas à Toyota, a nova geração do Prius (apresentada no Salão de Tóquio, em setembro de 2015) será lançada no Brasil em breve, no dia 6 de junho. De fato, o Prius 4 já é visto rodando no Brasil. O site parceiro Carplace flagrou um pequeno comboio em testes os arredores da sede da Toyota, em São Bernardo do Campo (SP).


Há a possibilidade do inédito crossover C-HR (concorrente de Honda HR-V, Jeep Renegade e companhia) ser vendido também em versão híbrida no Brasil, além da versão equipada apenas com motor tradicional a combustão. Esta seria uma segunda etapa do projeto.


Com a disparidade crescente do real frente a moedas estrangeiras e preço ainda elevado de "carros verdes" no país, a Toyota negou interesse em fabricar o Prius localmente num futuro próximo -- esperava-se o início da produção para 2018. Mas confirmou que vai "educar o consumidor" sobre as vantagens do híbrido. "Estou no Brasil com este objetivo: trabalhar forte para educar consumidores, alunos e também os governos sobre benefícios da tecnologia híbrida", afirmou Steve St. Angelo, homem-forte da Toyota do Brasil, ao ser questionado por UOL Carros na última semana, após abertura da fábrica de motores da marca.
Fabricado sobre a nova plataforma modular da Toyota (que também vai original o C-HR e a nova geração do Corolla), o novo Prius segue com motor 1.8 VVT-i de quatro cilindros, mas retrabalhado para gerar 96 cv e 14,5 kgfm de torque (gasolina), aliado a elétrico (recarregável por meio de bateria) de 72 cv e 16,6 kgfm. No geral, a potência do sistema é de 122 cv, mas a Toyota afirma que o carro está 20% mais econômico, chegando a 40 km/l de consumo.


Também está mais seguro e tecnológico: (seis airbags, aços de maior rigidez, controle de cruzeiro adaptativo, sistema anti-colisão frontal, lateral e de detecção de pedestres, faróis automáticos com LED), ainda que o pacote para o Brasil não tenha sido confirmado. E mais espaçoso, já que agora é um sedã de fato e está mais comprido e largo.


Porém, há uma questão crucial: o carro inaugura nova linguagem visual da marca que deve gerar polêmica. Por ter mais equipamentos, mas ser mais barato de produzir, espera-se que a Toyota mantenha os preços do atual modelo -- entre R$ 111 mil e R$ 120 mil.

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Publicado no Verdesobrerodas

Por UOL conteúdo

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