Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Governo português lança aluguel de bicicleta elétrica em universidades

Governo lança projeto de aluguel de bicicletas em 17 universidades por todo o país. Projeto vai custar 6,4 milhões de euros. Executivo quer 5% da população a deslocar-se de bicicleta até 2020.

A mobilidade suave – deslocações diárias em bicicleta e bicicleta elétrica – ainda diz pouco aos portugueses, com cerca de 1% dos portugueses a utilizar estes veículos para se deslocar diariamente, mas o Governo quer mudar estes números. Para isso, o Ministério do Ambiente vai começar pelas universidades, emprestando bicicletas a alunos do ensino superior que as devem utilizar como principal meio de deslocação para estudar, mas também para o resto do seu dia-a-dia.

O projeto, que já está a ser preparado pelo Ministério do Ambiente desde o ano passado – e que ainda foi lançado pelo anterior Governo -, chama-se U Bike, conta com a participação de 17 universidades de Norte a Sul do país e vai ainda englobar a criação de estacionamento só para bicicletas nas instituições de ensino superior. “Com este projeto pretendemos abranger mais de 200 mil alunos e é uma ação emblemática, de forma a ir de encontro à comunidade mais jovem“, diz José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, ao Observador. 

A ideia é distribuir mais de três mil bicicletas – mais de mil serão elétricas – entre a população universitária de modo a promover a utilização deste veículo como meio de transporte principal, esperando que este hábito se mantenha durante a vida ativa.

A Universidade de Aveiro, uma das instituições que vai participar neste projeto, quer “dar resposta a um desígnio” da instituição que é a criação de um Low Carbon Campus, que contribua para uma descarbonização sustentada dos padrões de deslocação em toda a região de Aveiro, segundo resposta enviada por esta universidade ao Observador. Assim, em Aveiro haverá 239 bicicletas para emprestar aos alunos, das quais 142 serão convencionais e 97 elétricas.

 As bicicletas vão ser atribuídas em regime de aluguel de longa duração e coordenados pelos serviços de Ação Social da universidade. Para além das bicicletas, este programa vai englobar ainda a construção de 300 novos lugares de estacionamento de bicicleta – a universidade já tem 300 – e dois parques de estacionamento fechados.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Governo português lança aluguel de bicicleta elétrica em universidades

Publicado no Verdesobrerodas

Por Observador conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário