Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Estudante português desenha carro elétrico futurista

Inspirado nas estruturas naturais, o E01 é um micro carro que de pequeno tem apenas as dimensões. Desenhado na Universidade de Aveiro (UA) para fazer concorrência aos carros elétricos e valorizar a percepção dos micro carros, o exterior do E01, tal como os crustáceos, é constituído por partes que formam um elemento único, que é ao mesmo tempo a carroceria e o chassi que envolve e sustenta todo o interior do veículo.

Com capacidade para quatro pessoas e preparado para ser produzido com o mínimo de material possível para o máximo de rigidez estrutural, o carro foi desenhado por Emanuel Oliveira, o estudante de design da UA, orientado pelos docentes Paulo Bago de Uva, do Departamento de Comunicação e Arte, e João Oliveira, do Departamento de Engenharia Mecânica, que quer trazer rapidamente o futuro para as estradas das cidades portuguesas. Assim da indústria nacional surja uma mão para segurar este volante.

Resultado da tese de mestrado em Engenharia e Design de Produto, um trabalho que valeu a Emanuel Oliveira um 19, a grande novidade do E01 passa pela aposta na inovação estrutural do veículo. Nos métodos aplicados atualmente pela indústria automóvel, aponta o estudante, “a componente estrutural encontra-se absorvida por elementos que a disfarçam ou a ocultam e cuja complexidade de montagem se reflete nos custos de produção”. 


Com abertura em sistema de ‘tesoura’ das duas portas laterais, o desenho final do E01 resultou num veículo onde os painéis do guarda-lamas frontais e traseiros, capô e portas provocam uma sensação de flutuação, criando um dinamismo que Emanuel  Oliveira diz não se encontrar nos possíveis concorrentes de mercado. Dotado de grandes áreas transparentes, que permitem não só a passagem de luz exterior para o habitáculo como a aplicação de painéis fotovoltaicos que aumentem a autonomia do próprio veículo, o E01 permite ainda o rebatimento dos bancos traseiros aumentando com isso a capacidade da bagageira.

Em termos de motorização a proposta segue a tendência efervescente dos veículos de uso citadino em comercialização. O E01 está pensado para recorrer a um motor elétrico, onde a potência é transmitida às rodas traseiras, como o posicionamento das baterias no chão do veículo, melhorando desta forma a o seu desempenho, performance e comportamento em utilização.

“Um dos objetivos a longo prazo desta investigação era precisamente a viabilização da mesma”, diz Emanuel Oliveira apontando que para tal, em Portugal não faltam os muitos clusters tecnológicos dedicados, entre outros aspectos automobilísticos, à produção de componentes para veículos, e que podem convergir para a produção do veículo.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Estudante português desenha carro elétrico futurista

Publicado no Verdesobrerodas

Origem: correio da beira serra




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário