
Para lidar com o problema da poluição, as autoridades locais têm adotado medidas extremas. Em Pequim, a capital de 22 milhões de habitantes, é comum o estímulo a vendas de máscaras e purificadores de ar, e até à adoção de toques de recolher durante períodos de estiagem. Com a situação à beira do insustentável, porém, o governo criou uma meta ambiciosa e pesada para a indústria até 2020: reduzir em até 3 milhões de toneladas o índice de poluentes emitidos por veículos e indústrias. Para isso, quer ver ao menos 500 mil carros elétricos e híbridos, de mais de 20 modelos, em circulação até lá.
UOL Carros constatou que praticamente todas as marcas chinesas expuseram conceitos ou configurações definitivas de modelos elétricos e híbridos na mostra. Carrinhos conhecidos dos brasileiros, como JAC J2, Chery QQ e Lifan 320, ganharam versões ecologicamente corretas.
Entre as estrangeiras a adesão é mais tímida, mas tende a crescer -- o
estande da Tesla era um dos mais procurados do evento. Algumas marcas globais estão mais firmes no propósito. É o caso da
Toyota, com Corolla Hybrid, Mirai e nova geração
do Prius. Da BMW, vê-se o Série 7 híbrido e a linha i de elétricos e híbridos
exclusivos. A Citroën exibiu versões elétricas do sedã Elyseè e do utilitário
conceitual Méhari. Até da Volkswagen, que precisa limpar a imagem após o escândalo do dieselgate, apostou no
protótipo híbrido T-Prime Concept GTE (que antecipa a nova geração do
Touareg).
Para colocar o plano em ação, além de carros verdes, será preciso
investir em estrutura. Até 2020 o governo chinês espera implantar no mínimo 500
postos de recarga nas cidades mais populosas do país. Além disso, há ideias ousadas como a de estradas equipadas com faixas
capazes de recarregar baterias por indução. "Outra possível aposta é em modelos dotados de baterias portáteis.
Em vez de recarregá-las por conta, o dono do carro faria a troca das baterias
por outras já prontas para uso. Com isso seria possível controlar as recargas
dessas baterias, para que tenham maior vida útil", afirmou Mu Gang, presidente
global da Lifan.
Tudo isso prova de que os chineses acordaram de vez para o problema.
Agora é esperar para ver se as soluções surtirão os efeitos desejados, e se os
moradores das megalópoles voltarão a ver sol e nuvens de verdade em seu
céu.
VerdeSobreRodas,
o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: China aposta em veículos elétricos para reduzir poluição
Publicado no Verdesobrerodas
Origem: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário