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segunda-feira, 16 de maio de 2016

Alemanha quer 1 milhão de veículos elétricos nas ruas em quatro anos

Saltar dos atuais 50 000 carros elétricos nas estradas para 1 milhão em quatro anos. Esse é o objetivo ambicioso do governo da Alemanha , que anunciou nesta semana planos de investir 1 bilhão de euros para promover os carros verdes.

Segundo o plano, quem comprar um veículo elétrico será elegível a receber um desconto de 4 000 euros (15 810 reais), se for um modelo 100% elétrico, ou de 3 000 euros (11 850 reais) para um plug-in híbrido. No total, 600 milhões de euros serão destinados para este fim. Com início em Maio, o programa não se aplicará a veículos que custem mais de 60 mil euros, e os interessados em comprar um carro verde precisam correr porque, a partir de 2018, o incentivo será revisado para baixo. 

O projeto também prevê um orçamento de 300 milhões de euros até 2020 para acelerar a construção de infraestrutura para a mobilidade eletrificada, como estações de carregamento nas cidades e rodovias. Além disso, outros 100 milhões de euros vão para a compra de carros elétricos para frotas do próprio governo federal. Atualmente, apenas 10% deles são movidos a eletricidade, mas o objetivo é chegar a 25%.


Qualquer montadora estrangeira pode participar do programa e se beneficiar da subvenção, que será dividida meio a meio entre o governo e as empresas signatárias do acordo. Até o momento, os únicos fabricantes que se inscreveram foram a Volkswagen, Daimler e BMW.
Dada a tendência dos compradores alemães de adquirir marcas nacionais, a indústria de automóveis do pais certamente será a que mais se beneficiará do programa.

Países como a Noruega e a Holanda já usam sistemas de incentivos para encorajar o a expansão dos carros elétricos e é justamente nesses lugares que a mobilidade elétrica mais cresce. 

Com a investida, o governo alemão espera impulsionar o segmento de modelos verdes a ponto de torná-los um "mercado de massa", conforme declarou o vice-chanceler e ministro da economia Sigmar Gabriel. A iniciativa também ajudaria a frear os efeitos comerciais e ambientais do escândalo de manipulação dos testes de emissão nos modelos a diesel da Volkswagen. De certa forma, o carro elétrico parece ser uma tábua de salvação tanto para a indústria automotiva  quanto para o governo daquele país. 

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Publicado no Verdesobrerodas

Por Jornal Floripa conteúdo

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