Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Carro elétrico oferece várias vantagens aos seus proprietários

Os veículos elétricos são uma realidade. Os cientistas estão agora a explorar novos horizontes para os tornar mais seguros, mais autônomos e mais baratos. Não gasta gasolina… e ainda cozinha para si. Para começar, um veículo elétrico que, segundo os criadores, foi desenhado para agradar a todos os gostos. Não só porque os painéis solares alimentam as baterias, mas também porque este carro é capaz de alimentar os passageiros, com micro-ondas e placas de cozinha em vez de bagagem, na parte de trás do carro.
Os cientistas estão a fazer uma experiência original com este protótipo, desenvolvido num laboratório em Itália: “É um carro-restaurante elétrico. Queremos mostrar como, apenas usando energia fotovoltaica, podemos não só conduzi-lo, como alimentar a cozinha e poder cozinhar de forma ecológica”, explica Pietro Perlo, presidente da IFEVS, empresa que desenvolveu o protótipo.


O carro foi desenhado por cientistas de um projeto europeu de pesquisa, destinado a explorar novas formas inovadoras de produzir veículos urbanos modulares, ligeiros e elétricos. Este pequeno restaurante ambulante faz parte de um jogo que também inclui pickups, carrinhas ou mesmo táxis.

Como garantir a segurança e a fiabilidade técnica destes carros, existentes ou futuros, e dos pontos de recarga? Tudo isso são questões às quais os cientistas tentam responder neste laboratório sofisticado no norte de Itália. O laboratório inclui uma instalação para testes de veículos elétricos e híbridos, em que as temperaturas variam dos -30 aos 50 graus centígrados, com humildade controlada.

Os pesquisadores podem assim ter informações sobre o desempenho do carro e eficiência em diferentes ciclos de condução e condições climáticas, incluindo o impacto do aquecimento, da ventilação e do ar condicionado. Mas não só: “Medimos a informação sobre os dados elétricos e sobre o rácio entre emissões e consumo. Obtemos também informações sobre o consumo de eletricidade do carro e o comportamento da bateria”, explica Germana Trentadue, engenheira de telecomunicações do “Centro de Pesquisas.
 
Ecológicos e mais sofisticados, os veículos elétricos fazem muita gente sonhar. A falta de autonomia é um desafio e a maior parte dos veículos no mercado tem uma autonomia limitada. É um desafio a que alguns cientistas europeus tentam responder com este atrelado, o EP Tender.

Os pesquisadores desenvolveram um gerador portátil, instalado num pequeno atrelado com duas rodas. Pode ser programado com uma aplicação móvel. O gerador funciona a gasolina. Graças a ele, os carros elétricos vão poder andar mais tempo sem precisar de recarregar: “Se conduzimos a 100 quilômetros/hora na autoestrada, um carro elétrico médio dá 100 quilômetros de autonomia. Com o nosso protótipo, é possível conduzir 500 quilômetros. Então enchemos o depósito e podemos continuar a conduzir”, explica Jean-Baptiste Segard, presidente da empresa que desenvolveu este aparelho.

Esta pequena empresa francesa já produziu as primeiras unidades. Os pesquisadores dizem que o produto está pronto a ser produzido em série, depois de muitos desafios estarem ultrapassados.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Carro elétrico oferece várias vantagens aos seus proprietários

Publicado no Verdesobrerodas

Origem: euronews


Nenhum comentário:

Postar um comentário