Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

domingo, 27 de março de 2016

Hyundai ix35 fuel cell funciona pela primeira vez como usina sobre rodas

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft) na Holanda instalaram com sucesso um soquete em uma célula de combustível ix35 Hyundai, serve como uma tomada elétrica.
Em estreita colaboração com a Hyundai Motor e outros parceiros comerciais eles converteram o veículo elétrico de célula de combustível de emissões zero na primeira usina sobre rodas da Europeia.

"Os pesquisadores liderados pelo professor Ad van Wijk na TU Delft, são os primeiros na Europa que conseguiram dar esse grande passo em direção a um futuro mais sustentável baseado em carros de célula de combustível como fonte de energia limpa", diz Frank Meijer, diretor de Fuel Cell Electric Vehicle da Hyundai Motor Europe.

"Carros com células de combustível produzem eletricidade, calor e água limpa a partir do hidrogênio que pode ser usado em casas, escolas e escritórios e estamos particularmente orgulhosos que o primeiro carro possa fornecer esse tipo de energia limpa seja um celular ix35 Fuel Hyundai.", disse Meijer.

O grupo de pesquisa do professor Ad van Wijk é chamado de futuros sistemas energéticos e pertence ao departamento de Processos e Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica, marítimo e de materiais (3me). Seu trabalho é focado em aplicações de sistemas integrados de a célula de combustível, como por exemplo, no programa de 'Carro como Usina'. A ideia por trás: os proprietários de carros usam seus veículos para o transporte em apenas 5% do tempo. Ao contrário de um carro de combustível fóssil, um veículo de célula de combustível quando estacionado pode produzir eletricidade a partir de hidrogénio; mais limpo e mais eficiente do que o sistema atual de eletricidade e como subproduto calor e água fresca.

Com o conector no lugar, os inovadores conseguiram modificar o carro de tal modo que pode distribuir a sua energia eléctrica à rede ou diretamente para uma casa, por exemplo, para complementar o vento e a energia solar disponível. Estas aplicações serão pesquisadas e testadas na próxima fase do programa. O projeto faz parte da iniciativa Greenvillage da TU Delft para promover sistemas inovadores para um futuro sustentável.
 
O celular ix35 combustível é o primeiro veículo elétrico de célula de combustível produzido em massa e comercialmente disponível do mundo. Veículo FCEV não é uma tecnologia recém-desenvolvida pela Hyundai. O celular ix35 já é a quarta geração de FCEVs. Antes tiveram o Santa Fe FCEV em 2000, o Tucson FCEV em 2004 e o ix35 FCEV em 2012. Atualmente, existem mais de 250 veículos de célula de combustível Hyundai ix35 nas estradas europeias distribuídos em 13 países. Isso é mais do que todos os FCEVs de todos os outros fabricantes juntos.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Hyundai ix35 fuel cell funciona pela primeira vez como usina sobre rodas
Publicado no Verdesobrerodas



Origem: Electric Car Report

Um comentário:

  1. Existe alguma possibilidade de se comprar um carro elétrico e conseguir rodar no Brasil, tendo em vista a recente redução dos impostos para carros eletricos montados e semi-desmontados e pecas? O Detran autoriza o emplacamento de um veículo elétrico de médio custo?

    ResponderExcluir