Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Evento em Portugal discutirá a "Economia da Mobilidade Elétrica"

A mobilidade elétrica está se expandindo rapidamente, especialmente, na América do Norte, Europa e parte do Ásia. Dados da Bloomberg revelam que por volta de 2040, os carros elétricos de longo alcance deverão custar menos de $ 22.000 (em dólares) e mais de 35% dos carros novos em todo o mundo deverão ser eletrificados. Tais fatos tem potencial de deslocar a demanda de petróleo em torno  de 2 milhões de barris por dia, em 2023.
Apesar dos veículos elétricos ainda terem baixa penetração nos mercados onde são comercializados (entre 1 e 2%)- exceto na Noruega (23%) e Holanda (14%) que lideram o ranking de participação de mercado dos VEs- percebe-se que as suas vendas estão crescendo, substancialmente. Porém, para que os EVs tenham adoção generalizada, uma das quatro hipóteses a seguir devem ocorrer:
1. governos devem oferecer incentivos para reduzir os custos;
2. fabricantes devem aceitar margens de lucro extremamente baixas;
3. clientes devem estar dispostos a pagar mais para dirigir elétrico;
4. custo das baterias deve reduzir, significativamente.

Além disso, a busca pela redução das emissões de gases do efeito de estufa (GEE), o aumento de participação das fontes de energia renováveis, a transformação do setor dos transportes e as alterações climáticas dominam a agenda do governo.
Toda esta transformação tem um enorme impacto, na indústria automobilística, uma das que mais empregam na Europa, na indústria energética, nos transportes e, sobretudo, na economia global. 

Em sintonia fina com tais fatores, a Associação Portuguesa da Economia da Energia (APEEN), o Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas Desenvolvimento Sustentável (Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa) e a Associação Portuguesa do Veículo Elétrico (APVE), promovem o seminário Economia da Mobilidade Elétrica.

O evento é uma iniciativa da ilustre Profa. Júlia Seixas, do Departamento de Engenharia do Ambiente (CENSE- Center for Environmental and Sustainability Research) da Universidade Nova Lisboa, com indispensável apoio das demais instituições envolvidas.

O evento terá como convidado Tom Turrentine (primeira foto a esquerda) Diretor do  PH&EV Research Center, Institute of Transportation Studies, da University of California, Davis, USA; José Manuel Viegas Secretário-Geral do Fórum Internacional dos Transportes (OCDE), Jorge Vasconcelos Presidente APEEN e Presidente da APVE entre outros.


A entrada é franca, mas sujeita a INSCRIÇÃO até o dia 16 de Março. Vagas limitadas.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Evento em Portugal discutirá a "Economia da Mobilidade Elétrica" 
Publicado no Verdesobrerodas


Origem: VSR/EC

Nenhum comentário:

Postar um comentário